quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Izaías extingue Pastas e cria quatro novas Secretarias

A Câmara de Vereadores reúne-se nesta manhã para analisar um Projeto de Lei enviado pelo Prefeito Izaías Régis (PTB), que reorganiza a estrutura Governamental da Prefeitura de Garanhuns.

De acordo com o Projeto, a secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, bem como a Ouvidoria Municipal serão extintas. O departamento de Esportes passará a integrar a pasta da Educação e quatro novas secretarias serão criadas: Meio-ambiente; Mulher; Pessoa com Deficiência e Juventude. A expectativa é que o Projeto seja aprovado por maioria. A Câmara, que foi convocada de forma extraordinária para votar a Matéria, assim como um Projeto de Lei que autoriza a doação de uma área do Município, na Cohab 3, para construção de habitações do programa Minha Casa, Minha Vida, volta a se reunir na próxima sexta-feira, dia 13.

A expectativa agora fica por conta dos indicados para assumir as novas pastas do Governo Municipal. A pasta de Meio-ambiente deve ser chefiada pelo professor da UFRPE, Marcos Renato. Já a secretaria da Mulher será chefiada por Eliane Simões. Cogita-se nos bastidores que a Secretaria da Juventude será coordenada por Pedro Passos, já que a sua atual pasta será extinta. Já o nome que assumirá o segmento de Pessoa com Deficiência esta sendo guardado a sete chaves. O Ouvidor Geral do Município, Adolfo Lopes, continuará exercendo a sua função, já que o cargo de 1º escalão será incorporado ao Gabinete do Prefeito.  

Um fato que vem chamando a atenção dos vereadores e de alguns analistas políticos é que as novas Secretarias estão sendo criadas, todavia sem o seu respectivo Orçamento, já que a Lei Orçamentária foi votada e aprovada pela Câmara na última semana. A solução será o envio de um novo Projeto para criar a estrutura orçamentária das novas pastas em 2014.