quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

PRIMEIRA DO NORDESTE E SEGUNDA NO BRASIL - Edivane Lopes faz Garanhuns entrar para a História

Garanhuns, a Faculdade de Direito (FDG/AESGA) e a acadêmica Edivane Lopes entraram para a história nesta terça-feira, dia 17. É que a Jovem, que integra a comunidade quilombola do Castainho, apresentou o seu TCC e com isso concluiu o seu Curso Superior se tornando a primeira quilombola do Nordeste e a segunda no Brasil a terminar um curso de Direito.

“No Brasil uma mulher, negra e de uma comunidade quilombola pobre, superar todas as barreiras e chegar a alcançar o seu sonho, não é comum. Quem acompanhou e acompanha a trajetória de vida de Edivane Lopes sabe o quanto foi difícil”, reconheceu a ex-presidente da AESGA e chefe da Coordenadoria de Mulher, Eliane Simões, que integrou a
Banca Examinadora do TCC de Edivane, ao lado do Juiz de Direito e diretor da FDG, Dr. Márcio Sá Barreto e do professor José Maria Leitão, que orientou o trabalho acadêmico da agora Bacharela, que inclusive recebeu nota máxima.

“Muito feliz em tê-la orientado. Um presente que caiu do Céu!. Primeira negra quilombola do Nordeste e segunda do Brasil a terminar um curso de Direito. Desejo-lhe muitas felicidades, mas também que Ela (Edivane), entenda, abrace, incorpore e nunca largue o desafio que aguarda a 1ª Quilombola de Garanhuns no compromisso da luta pelo Direito e pela Justiça à sua comunidade, ao seu povo”, registrou o professor José Maria Leitão, que entre outras funções já dirigiu a FAGA e a atuou como secretário de Educação de Garanhuns.