quinta-feira, 16 de outubro de 2014

GARANHUNS: Vereador defende que Servidores Contratados recebam Férias e 13º Salário


O vereador Claudio Taveira (PROS) solicitou, através de requerimento apresentado e aprovado na Câmara, o pagamento do 13º salário e das férias aos funcionários contratados pela Prefeitura de Garanhuns.

O Parlamentar esclarece que as verbas salariais referentes ao décimo terceiro salário e às férias, acrescidas do respectivo adicional, são direitos sociais assegurados pela Constituição Federal a todos os trabalhadores, seja ele urbano ou rural, temporário ou efetivo. Assim, os servidores contratados pela Administração Pública com base no inciso IX do art. 37 da Constituição Federal (contrato temporário) possuem o direito ao recebimento das referidas verbas salariais, conforme art. 7o, VIII e XVII, e art. 39, § 3º da Lei Maior.

“É importante ressaltar que o décimo terceiro salário é devido a todos os trabalhadores, sem exclusão de qualquer categoria. Assim, os empregados contratados pela Administração Pública fazem jus ao percebimento da gratificação natalina, que deverá ser paga integralmente aos que trabalharem o ano todo ou proporcionalmente aos meses contratuais laborados no ano", justificou o vereador Cláudio Taveira.

O Requerimento de Taveira foi enviado ao Prefeito Izaías Régis (PTB), que ainda não se pronunciou se atenderá ao pleito do Parlamentar. Atualmente a Prefeitura de Garanhuns conta com mais de 1.250 servidores contratados.