quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Ministério Público abre inscrições para Seleção de Estagiários


Estão abertas as inscrições para o processo de seleção pública de estagiários de nível técnico e superior do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Os candidatos têm até as 23h59 do dia 24 de novembro para se inscrever por meio do site www.sismeta.com.br/w/concurso-e-selecoes. Ao todo estão sendo disponibilizadas 31 vagas mais cadastro reserva nas Promotorias de Justiça da Capital e Região Metropolitana do Recife, além de formação de cadastro reserva para as demais 14 Circunscrições do MPPE em todo o Estado.

De acordo com o Edital 01/2014, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira, dia 15, podem participar da seleção estudantes com idade superior a 16 anos e que estejam cursando no mínimo o 4º período do curso técnico ou graduação. As provas incluem uma parte objetiva, com 25 questões de múltipla escolha, das quais 15 de português, cinco de informática e cinco de raciocínio lógico, e uma parte subjetiva, com a elaboração de uma redação. A aplicação das provas está prevista para o dia 14 de dezembro, apenas no Recife.

Ainda de acordo com o cronograma do certame, os cadernos de provas e gabaritos preliminares serão disponibilizados na internet em 22 de dezembro. Na mesma data será aberto o prazo para entrega de recursos, que serão aceitos até o dia 23. Por fim, a relação dos aprovados e o gabarito definitivo serão divulgados no dia 7 de janeiro de 2015. Todos os candidatos aprovados dentro das vagas terão entre 12 e 16 de janeiro para entregar a documentação, conforme determina o edital.

O curso de Administração é o que será contemplado com mais vagas: são nove para o público geral e uma para candidatos com deficiência. Também há vagas imediatas para os estudantes de Serviço Social (5), Engenharia Civil (4), Arquitetura (3), Jornalismo (2), Tecnologia em Rede (2), Técnico em Manutenção e Redes (2), Psicologia (1), Engenharia Elétrica (1) e Engenharia Elétrica/Telecomunicações (1).

A seleção também vai formar cadastro reserva para os estagiários de Biblioteconomia, Bacharelado em História, Ciências Contábeis, Estatística, Publicidade e Propaganda, Secretariado, Sistema de Informação e Técnico em Edificações nas Promotorias da Capital e Região Metropolitana. Nas 14 Circunscrições Ministeriais o cadastro de reserva contempla os estudantes de Administração, Ciências Contábeis, Psicologia, de acordo com tabela disponibilizada no edital. Esses candidatos poderão ser chamados de acordo com a necessidade e o interesse do MPPE durante a vigência do concurso, que é de um ano prorrogável por igual período.

O valor das inscrições é de R$ 28, que deve ser pago até a data limite de 25 de novembro. Com a finalidade de garantir a participação dos candidatos de baixa renda, o MPPE publicou no DOE um formulário para pedido de isenção de pagamento da taxa, que deverá ser preenchido e entregue, junto com a documentação comprobatória, à organizadora Sismeta até o quarto dia útil das inscrições, que será na próxima segunda-feira, dia 20.