sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Professores de Saloá ameaçam entrar em Greve. Prefeito esclarece Situação


De acordo com informações do vereador Wellington Freitas (PP), os professores do Município de Saloá pretendem deflagrar greve a partir do próximo dia 4 de novembro. Os profissionais alegam que a Prefeitura não vem repassando um percentual a que a categoria tem direito para complementar o Piso Salarial.

A decisão pela possível paralisação foi aprovada pelos professores durante encontro realizado na manhã desta quinta-feira, dia 23, na Câmara Municipal (foto ao lado). “Os professores lutam para que tenham direito ao repasse de 8,32% que vem sendo negado pela Prefeitura de Saloá a esses profissionais desde janeiro de 2014. O interessante é que todos os meses a Prefeitura recebe esse dinheiro do Governo Federal e por incrível que pareça não o repassa para o quadro efetivo do Município, acumulando assim uma dívida com a classe muito alta, algo em torno de 150 a 200 mil reais”, registra o Vereador, que integra a bancada de oposição na Câmara de Saloá.

Após concluir o Encontro em que foi definido o possível estado de Greve, um grupo de professores promoveu uma passeata pela Praça São Vicente (principal logradouro da Cidade), divulgando através de faixas e carro de som os motivos da eminente paralisação.

A POSIÇÃO DA PREFEITURA – O Blog do Carlos Eugênio manteve contato com o Prefeito de Saloá, Ricardo Alves (PMDB), para que pudesse dar a sua versão sobre a possível greve dos professores naquele Município.

“É um direito da categoria deflagrar greve, agora se vai ser julgada legal ou não isso tem os parâmetros da Justiça!”, chamou a atenção o Prefeito, que pontuou: “em janeiro deste ano, o Governo Federal definiu o piso salarial dos professores e nós estamos pagando o piso salarial a todos os professores. Só que tem profissionais que recebem valores entre 3 a 4 mil reais e estes professores acham que tem o direito ao reajuste do percentual de correção do Piso pelo Governo Federal. Mas a Prefeitura não pode dar esse reajuste, primeiro porque não tem dinheiro, e segundo, porque a Lei só diz que a gente corrija o Piso”, explicou o Prefeito Ricardo Alves. 

O Governante Saloaense alertou para o fato de que o Município possui cerca de 140 professores efetivos e mais de 400 no total, todavia apenas um pequeno grupo vem reivindicando esse reajuste. “O fato é que tem um grupo de cerca de 30 professores que estão reivindicando. São profissionais que recebem 3 a 4 mil reais que estão querendo aumento e a Prefeitura não pode dar!”, alertou o Prefeito, que concluiu: “aqui em Saloá estamos dentro da Lei, não existe professor que não receba o Piso (Salarial), todos recebem”, finalizou Ricardo Alves.