terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Aneel inicia processo para Aumentar a Conta de Energia em Pernambuco

 

Aumento de energia a vista. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anuncia nesta terça-feira, dia 14, o percentual de aumento que está defendendo para os consumidores da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Este ano, será uma revisão tarifária. Ou seja, além da reposição da inflação serão colocados vários outros itens no cálculo do reajuste como os investimentos realizados pela distribuidora, aumento de produtividade, entre outros.

O primeiro passo para que ocorra a revisão tarifária é definir como será a audiência pública que ficará aberta on line e também deve ter um evento presencial no Recife. Na revisão, a Aneel define um percentual de aumento, coloca em audiência pública - coletando informações e questionamentos sobre o percentual preliminarmente definido. Depois de analisar as informações coletadas, a Aneel divulga o percentual definitivo que vai começar a ser cobrado na conta de energia dos pernambucanos a partir do próximo dia 29 de abril. 

PRIMEIRA REVISÃO - De acordo com informações da Aneel, a empresa que já passou por uma revisão tarifária este ano foi a Energia Borborema que abastece Campina Grande e mais quatro cidades do cariri paraibano. Lá o consumidor residencial teve uma queda de 1,97% na conta de energia, enquanto os grandes consumidores (como a indústria) tiveram que pagar 5,44% a mais pelo serviço. Esses percentuais entraram em vigor no dia 4 de fevereiro último. (Com informações do JC on-line. CONFIRA)