sábado, 25 de fevereiro de 2017

Em meio a Protestos de Familiares de PMs, Paulo Câmara garante Segurança no Carnaval

 

O Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), declarou durante a abertura oficial do Carnaval 2017 do Recife, que o esquema de policiamento montado para a festa irá garantir a segurança do folião no Estado. A fala do Governador ocorre em um dia em que familiares de policiais e bombeiros militares realizaram protestos no Recife, reivindicando a suspensão da lei que reajusta os salários dos PMs.

"As providências já foram tomadas. O planejamento do Carnaval está ok. Pernambuco vai ter um bonito Carnaval, um Carnaval de paz e de alegria. Um Carnaval em que as pessoas podem ir às ruas porque a segurança está garantida", afirmou Paulo Câmara.

O Governador também disse que o grupo que protestou durante esta sexta-feira na capital pernambucana não representa a organização como um todo. "Hoje, o que a gente viu foram cenas lamentáveis de pouquíssimas pessoas que não representam esses homens e mulheres que fazem a Polícia Militar e os Bombeiros Militares que estão trabalhando e combatendo com muito profissionalismo e determinação", disse.

De acordo com o planejamento da SDS, 31.213 policiais e bombeiros militares, distribuídos na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no Interior, irão realizar a segurança do Carnaval em todo o estado. Do total, 23.021 são da PM, 4.692 da Polícia Civil, 2.892 do Corpo de Bombeiros, 443 da Polícia Científica, 118 da Corregedoria e 47 do Grupamento Tático Aéreo (GTA). 

FAMILIARES DE PMS PROTESTAM - Bradando palavras de ordem, dentre elas o já tradicional "não vai ter Galo (da Madrugada)", familiares de Policiais e Bombeiros Militares fizeram, nessa sexta-feira, dia 24, um dia de protestos nas ruas do Recife. O objetivo dos manifestantes é pressionar o Governo de Pernambuco por melhores condições de trabalho para as duas categorias.

A Associação de Cabos e Soldados (ACS), que participou do protesto, alega que o reajuste salarial aprovado por lei na ALEPE não é proporcional. O grupo deseja um reajuste igual ao destinado à Polícia Civil.

Na última quinta-feira, dia 23, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) ingressou com um pedido no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para que o Judiciário conceda uma liminar e, assim, determine que “esposas e parentes de líderes das associações de classe da PM e qualquer outra pessoa se abstenham de obstruir a saída e a movimentação de militares ou viaturas militares das unidades onde servem ou de locais onde se encontrem, sob pena de multa individual diária de R$ 10 mil”. A solicitação ocorreu após integrantes do governo ficarem sabendo que algumas esposas de militares estariam se articulando para impedir e saída de viaturas dos quartéis no dia do Galo da Madrugada, quando uma multidão invade as ruas centrais do Recife. O pedido foi acolhido pelo desembargador José Fernandes de Lemos e a decisão favorável ao Governo foi anunciada na noite de ontem. (Com informações do JC online. Confira clicando AQUI e AQUI)

Clique em player e confira parte do protesto dos familiares de Policiais e Bombeiros Militares: