terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

SITUAÇÃO SE AGRAVA: Seca castiga 70 Municípios do Estado. Aqui no Agreste Meridional todos os Municípios estão em Situação de Emergência

Barragem de Inhumas em Garanhuns está quase seca.
A seca não dá trégua no Agreste Pernambucano. O prolongado período de estiagem, que já se estende por seis anos, fez o Ministério da Integração Nacional (MI) reconhecer por mais 180 dias a situação de emergência em 70 municípios da região.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União e permite que as prefeituras tenham acesso a recursos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para ações de socorro e assistência à população e restabelecimento de serviços essenciais. A decisão se baseia em decreto publicado pelo Governo do Estado, em janeiro último. 

O reconhecimento Federal da situação de emergência é o primeiro passo para que as prefeituras possam pleitear recurso financeiro da Defesa Civil nacional. Os Municípios também devem apresentar um Plano de Trabalho, por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, disponível no endereço: http://www.mi.gov.br/defesacivil/s2id. Após a análise técnica, o Ministério da Integração define o valor do recurso a ser disponibilizado.

Barragem de Mundaú, em Garanhuns.
Com reservatórios menores e pouca água no subsolo, o Agreste tem sofrido mais com a estiagem nos últimos anos. Aqui no Agreste Meridional são as seguintes as cidades em situação de emergência: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São Bento do Una, São João e Terezinha. (Com informações do Jornal do Commercio. CONFIRA)