quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Polícia Federal deflagra Operação “Cosa Nostra” em Municípios do Agreste Meridional

Imagem Ilustrativa
A Polícia Federal numa ação conjunta com o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União-CGU, e Tribunal de Contas do Estado-TCE/PE deflagrou na manhã de hoje, dia 15, a Operação denominada “Cosa Nostra” objetivando desarticular uma organização criminosa que se instalou em diversos municípios do agreste pernambucano. 

Desde às 6h, 70 (setenta) policiais federais e 10 (dez) membros da Controladoria Geral da União estão dando cumprimento a 17 (dezessete) Mandados de Busca e Apreensão nos municípios de Agrestina (03), Caruaru (06), Garanhuns (07) e São João (01) com o objetivo de arrecadar e apreender material comprobatório (documentos, planilhas, mídias de computador) para subsidiar as investigações que estão em andamento. De acordo com informações repassadas pela PF a Rádio Jornal Garanhuns, e divulgadas com exclusividade no programa Ronda Policial, não há envolvimento de agentes públicos ligados as Prefeituras de Garanhuns, São João e Caruaru nessa Operação, e sim de cidadãos que residem nestes Municípios. 

Imagem Ilustrativa
As investigações da Polícia Federal que tiveram início em junho de 2016 tiveram seu nascedouro baseado em relatórios da CGU sendo motivada por denúncias de um Vereador de um dos municípios investigados. Identificou-se diversas irregularidades envolvendo a contratação de empresas, valendo-se de favorecimento a determinado cartel compostas de sócios-laranjas, que de forma reiterada vinha se sagrando vencedoras em licitações para execução de obra públicas com verbas federais especialmente na área da saúde e da educação e infraestrutura. A organização criminosa contava com a participação de agentes públicos municipais para fraudar processos licitatórios com direcionamento de seus resultados. Os valores de recursos públicos destinados às empresas investigadas de modo a beneficiar políticos, parentes e empresários gira em torno de 100 milhões de reais em empenhos suspeitos.

Uma Coletiva de imprensa será concedida na Delegacia de Polícia Federal em Caruaru às 11h, onde serão dados maiores detalhes e esclarecimentos sobre a operação e às 10h o Superintendente Regional da Polícia Federal em Pernambuco atenderá os veículos de comunicação de Recife na Sede da Polícia Federal que fica localizada no Cais do Apolo. (Com informações da Ronda Policial/Rádio Jornal Garanhuns)