sábado, 18 de fevereiro de 2017

Ministério Público cobra Concurso Público para Agentes Penitenciários. Governador anuncia Convocação de Professores

 

Em recomendação publicada no Diário Oficial dessa sexta-feira, dia 17, a promotora Lucila Varejão Dias Martins, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), cobra ao governo Paulo Câmara (PSB) a realização de concurso público para Agentes Penitenciários.

O quadro atual conta com 1.506 agentes, para uma população carcerária de 29.938 detentos, registra. Segundo ela, porém, a proporção estabelecida pelo Ministério da Justiça é de um agente a cada cinco detentos – ou seja, seriam necessários 6 mil agentes para a população carcerária atual. Considerando essas e outras informações, a promotora cobra a realização de concurso público para a função e deu prazo de 20 dias para o Governo comprovar que já adotou providências para contratação de pessoal.

Ainda segundo a promotora, o MPPE já havia acionado o Governo Estadual para a contratação de Agentes Penitenciários para que o Estado “promova quantos concursos sejam necessários para alcançar o número de 6.000 agentes penitenciários, promovendo o aumento gradativo do quadro na forma a seguinte: número de agentes penitenciários até 31.12.2015 – 3.500; até 31.12.2016 – 4.500; e até 31.12.2017”. Porém, o Governo só noticiou que abriria concurso para 200 vagas para o cargo de agente de segurança penitenciária, distribuídos por 22 unidades prisionais, incluindo o Complexo de Itaquitinga e a unidade de Araiçoiaba.

CÂMARA VAI NOMEAR 2.677 PROFESSORES - Se você fez o concurso para professor do Governo do Estado, as suas chances de ser nomeado aumentaram. O  governador Paulo Câmara anunciou, nessa sexta-feira, dia 17, o início do processo de nomeação de 2.677 novos professores aprovados em Concurso Público para gestores da Rede Estadual de Ensino. Após nomeação publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Estado, os aprovados serão convocados no prazo legal de 30 dias para realização de perícia médica e posse.

Do total dos novos professores, 2.333 são para docência nas disciplinas de Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa e Educação Física. Outros 166 profissionais serão chamados para as vagas de braillista e intérprete de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, ambos nos níveis médio e superior. A convocação ainda contempla 178 profissionais que atuarão nos cursos de educação profissional nas áreas de Ambiente e Saúde, Segurança do Trabalho, Produção Cultural e Design, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Hospitalidade e Lazer.

A Região Metropolitana do Recife receberá 1.071 novos professores. Já no interior do Estado serão 1.606 novos docentes na Rede Estadual de Educação. Atualmente, Pernambuco possui 1.049 escolas, 37 mil professores e 610 mil estudantes. (Com informações do JC online. CONFIRA)