segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

SÃO JOÃO: Prefeito acata recomendação do Ministério Público, não realiza Carnaval e Desagrada População

Evento realizado em 2016.
Diante dos consequentes atrasos no pagamento da folha salarial dos servidores aposentados, efetivos e temporários, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendação ao Prefeito de São João, Genaldi Zumba (PSD), para não realizasse gastos públicos com festividades de Carnaval neste ano (confira AQUI). Zumba acatou a recomendação da promotora Ana Taffarel, desagradou a grande maioria da população e vem sendo duramente atacado por oposicionistas e ex-aliados, sobretudo através das redes sociais.

É que desde os anos 80, o Carnaval de São João se tornou referência no Agreste Meridional e a falta da festividade não agradou. “São quase 40 anos de tradição. São João faz o maior carnaval do Agreste Meridional e agora Genaldi jogou essa tradição no lixo”, pontuou um morador de São João através de um Grupo do Facebook. “Só ta faltando ele (Genaldi) acabar com a festa junina”, publicou outra moradora da Cidade.

Bloco das Virgens de São João
Mas mesmo com a Prefeitura não realizando os festejos oficiais, a população vem se mobilizando para não deixar a tradição morrer. Contando com o apoio de comerciantes locais, o Desfile das Virgens de São João atraiu uma multidão às ruas da Cidade e garantiu a diversão. Já um empresário local resolveu bancar uma programação às margens do Açude Municipal, que reuniu milhares de pessoas. Informações vindas de São João também dão conta que outros blocos e troças, a exemplo de Zé Pereira, Mateus, Seca Litros e da Velha da Capa Preta, também estão ganhando as ruas da Cidade, sem gerar despesas para o Governo Municipal. Nessa quarta-feira, dia 1º, o tradicional Bacalhau do Mamá também deve ganhar as ruas de São João. 

Festejo promovido no Açude Municipal 
Em sua recomendação, o Ministério Público recomendou ao Prefeito Genaldi Zumba que priorize os gastos públicos em áreas prioritárias e essenciais, como saúde, educação, manutenção de serviços básicos destinados à população, bem como pagamentos de salários atrasados, entre outros. “Agora é esperar que o Prefeito faça isso, pois o Carnaval ele já acabou, vamos ver se investe o valor economizado com a não realização da festa nestas áreas que a Promotora indicou”, registrou, em reserva, um ex-aliado de Zumba. 

Até o momento, o Prefeito São-joanense não se pronunciou oficialmente, via Imprensa regional, sobre a decisão de não realizar os festejos carnavalescos. O Blog do Carlos Eugênio está a disposição do Governo de São João para publicar a sua versão quanto as informações contidas nesta reportagem. (Com imagens da fan-page São João Eventos/Facebook/Divulgação)