sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Consumidor deve ficar Atento para não ter problemas na Black Friday

 

Demora na entrega do produto, atraso na devolução de valores pagos ou propaganda enganosa são as principais queixas feitas pelos consumidores no período de janeiro a agosto deste ano, segundo levantamento do Sistema Nacional de Dados de Defesa do Consumidor (Sindec). É importante ficar atento a seus direitos em relação a esses problemas, já que a Black Friday, a prévia do Natal do varejo, em que muitos descontos são oferecidos em lojas físicas ou virtuais, acontece dia 24.

Os três problemas que lideram o ranking do e-commerce, citados acima, somam 15.730 queixas de consumidores. Além disso, estão presentes reclamações sobre dificuldade em trocar ou consertar produtos no prazo de garantia, entrega de itens incompletos, dificuldade de contato e recusa em cancelar compra ou serviço no prazo de arrependimento, de sete dias. As demandas estão relacionadas, principalmente, a compras de celulares, móveis e colchões, eletroportáteis (como batedeiras, liquidificador e secador), equipamentos de ginástica, camping, náutica e caça pela internet, entre outros.

“Para evitar esses problemas, o cliente deve fazer uma pesquisa sobre a vida pregressa do site através dos Procons, o site Consumidor.gov ou o Reclame Aqui. Também deve ser dada preferência a sites que possuam lojas físicas, já que não há como notificar lojas virtuais”, afirma o gerente de Fiscalização do Procon-PE, Roberto Campos. Ele lembra, ainda, que o consumidor tem direito ao arrependimento em até sete dias de compras feitas pela internet. Em caso de produtos quebrados, o fornecedor tem que resolver o problema no prazo de 30 dias. Se não, o cliente tem direito à troca ou ao reembolso. É possível contactar o Procon estadual pelo telefone 0800-282-1512.

PESQUISA DE PREÇOS - Apesar de a Black Friday ainda estar distante, esse é o momento ideal para o consumidor começar a pesquisar com antecedência e evitar cair em truques de maquiagem de preços, problema constatado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) nos últimos anos. Por isso, na data, o consumidor também deve evitar comprar produtos lançados especialmente para a Black Friday, porque não há meios de confirmar se o desconto oferecido vale a pena. (Com informações do JC online. CONFIRA)