quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Câmara proíbe Discussão sobre Ideologia de Gênero nas Escolas de Garanhuns


A Câmara de Vereadores de Garanhuns aprovou, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 086/2017, de autoria do vereador Audálio Filho (PSDC), que trata sobre a proibição de práticas pedagógicas voltadas a discussão de Ideologia de Gênero nas Escolas de Garanhuns.




A matéria foi aprovada por 11 votos a 1, tendo o vereador Marinho da Estiva (PHS), sido o único a se posicionar contrário, enquanto que a Presidente Carla Patricia só votaria em caso de empate. A votação aconteceu na manhã de ontem, dia 29, com o Plenário da Casa Raimundo de Moraes, tomado por autoridades religiosas e membros da sociedade local.

A segunda e definitiva votação acontece nessa sexta-feira, dia 1º. A expectativa é que os parlamentares mantenham sua decisão, haja vista a ampla discussão dada a Matéria, inclusive com a realização de uma Audiência Pública. Após a aprovação, o Projeto de Lei nº 086/2017 seguirá para apreciação do Prefeito Izaías Régis (PTB), que, caso decida pela sanção, tornará a matéria em Lei Municipal.

RECOMENDAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO – Antes da votação, chegou ao conhecimento dos Vereadores uma recomendação expedida pelo Ministério Público de Pernambuco, através da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns. É que provocado pelo Vereador Marinho da Estiva (PHS), o documento datado de 27 de novembro de 2017 e assinado pelo Promotor Domingos Sávio, recomendava que  os Vereadores rejeitassem o Projeto de Lei nº 087/2017, tendo em vista, segundo o MP, descumprir preceitos fundamentais do Ordenamento Jurídico do País.

Ainda na recomendação, o Promotor cita o Prefeito Izaías Régis (PTB), para caso o Projeto fosse aprovado (o que aconteceu), Ele pudesse vetar a proposta de forma integral. O MPPE também recomendou que a Secretaria Municipal de Educação e os Professores da Rede Municipal de Ensino, observem, nas suas atividades laborais, os referidos mandamentos constitucionais. O Governo Municipal de Garanhuns ainda não se pronunciou sobre o assunto. (Com informações e imagens de http://www.vecgaranhuns.com/)