domingo, 4 de novembro de 2018

EM GARANHUNS: Sirano, da dupla Sirano e Sirino, Homenageia Dominguinhos no Dia de Finados

 

O sanfoneiro e vocalista Sirano, da dupla de forró cearense Sirano e Sirino, fez uma bela homenagem póstuma a José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, falecido há cinco anos e que está sepultado no Cemitério São Miguel, aqui em Garanhuns.

Prestigiado por populares que estavam no Cemitério na tarde dessa sexta-feira, dia 2 (Dia de Finados), o Forrozeiro homenageou o Mestre Dominguinhos, executando algumas das músicas que garantiram parte do sucesso do Cantor que sucedeu Luiz Gonzaga e e tido como um dos mais Ilustres Garanhuenses da história. 

“Está fazendo cinco anos que Dominguinhos nasceu para a Vida Eterna e estamos em Garanhuns para prestar uma homenagem ao Mestre Dominguinhos, porque Ele representava alegria, festa..., tudo que o povo nordestino gosta”, registrou Sirano em vídeo divulgado na rede social facebook. A homenagem de Sirano a Dominguinhos repercutiu na Rede e até o momento já soma mais de 50 mil visualizações e 1.535 compartilhamentos.

O Mestre Dominguinhos faleceu aos 72 anos, no dia 23 de julho de 2013, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas. Ele lutava há seis anos contra um câncer. Dois dias após o falecimento, ele foi sepultado em Paulista. Em setembro de 2013, o corpo de Dominguinhos foi transferido para o Cemitério São Miguel, aqui em Garanhuns, cumprindo um pedido de Dominguinhos ainda em vida.


Além do mausoléu no Cemitério, o Governo Municipal de Garanhuns ainda prestou outras homenagens a Dominguinhos. Foi instalado um monumento e houve a mudança da denominação da praça de Eventos da Cidade, que deixou de ser Esplanada Cultural Guadalajara, para se chamar Praça Mestre Dominguinhos, em homenagem ao Filho Ilustre do Município. Um Festival caracterizado pelo Forró, batizado de Viva Dominguinhos, também foi criado pelo Governo Izaías Régis. O Evento lançado em 2014, cresce a cada ano e em 2018 chegou a 5ª edição, trazendo nomes como Fagner, Alcymar Monteiro, Waldonys, Dorgival Dantas, Santanna e Jorge de Altinho na programação.

Clique em player e confira a homenagem prestada por Sirano a memória do Mestre Dominguinhos: