sábado, 10 de novembro de 2018

Paulo Câmara tira Férias e Pernambuco tem Novo Governador

 

De férias até o dia 20 de novembro, o governador Paulo Câmara (PSB) entregou, ontem, dia 9, a chefia do Executivo Estadual para o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros (PP), uma vez que seu vice, Raul Henry (MDB), também está afastado para descanso. A transferência do cargo ocorreu em meio a rumores de uma possível redução do espaço do PP no governo, fato que tem gerado certa tensão entre o Palácio do Campo das Princesas e progressistas.

Atualmente, o partido está à frente do Ipem, Lafepe, Porto do Recife e Porto de Suape, das Secretarias de Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico (Sdec), bem como da administração de Fernando de Noronha. Segundo fontes palacianas, o governador pretende reorganizar sua equipe para acomodar novos aliados, como o PT – que deve herdar a Secretaria de Agricultura, atualmente sob o comando do PDT –, e valorizar antigos parceiros, como o PCdoB, que agora terá a sua presidente nacional, Luciana Santos, como vice-governadora.

Nos bastidores, comenta-se que os comunistas podem assumir a pasta das Cidades, que hoje é chefiada pelo PSD. O PP, por sua vez, perderia as indicações ligadas à Sdec, abrindo espaço para o próprio PSB ou para o partido que a tocava antes dos progressistas, o MDB de Raul Henry. “O contexto de 2018 é muito diferente do de 2014, quando Eduardo da Fonte (deputado federal e presidente do PP-PE) e o deputado estadual Cleiton Collins foram os parlamentares mais votados. Neste ano, o estadual e o federal com os melhores desempenhos foram do PSB (Gleide Ângelo e João Campos, respectivamente). A meu ver, essas e outras variantes serão consideradas pelo Governador ao montar o novo secretariado”, pontuou uma fonte palaciana ao Jornal do Comércio. (http://jconlinedigital.ne10.uol.com.br/web/)