sábado, 17 de novembro de 2018

Vereador considera Abusiva Cobrança de IPTU em Caetés. Prefeito esclarece Tributação

 

O Vereador Jocelino Ferreira (PSB), do Município de Caetés, vem questionando a cobrança do Imposto Predial Territorial Urbano, o IPTU, por parte da Prefeitura daquele Município. De acordo com o Parlamentar a Municipalidade começou a cobrar dos cidadãos o Imposto referente aos anos de 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, em um só boleto, e o de 2018, em boleto individual.

O Parlamentar reconhece que é direito da Prefeitura cobrar o Imposto, bem como dever do cidadão pagar seus tributos, porém, desde que seja dentro da razão e proporção que a população possa pagar. “Caetés nunca cobrou IPTU da população, e agora de uma vez só, estão cobrando o valor de cinco anos consecutivos, além do IPTU de 2018. Tem gente que está sendo cobrado por uma quantia absurda e não vai ter como pagar. Cobrar 6 anos de IPTU em um ano só, é inaceitável e abusivo”, registrou o Vereador Jocelino Ferreira, em entrevista ao Blog de Wellington Freitas. Ele integra a Bancada de Oposição na Câmara de Caetés, e que promete levar a denúncia ao conhecimento do Ministério Público.

A POSIÇÃO DO PREFEITO – O Blog do Carlos Eugênio manteve contato com o Prefeito Armando Duarte (PTB), que se pronunciou através de Nota Oficial.

De acordo com Armando, o Governo Municipal de Caetés não criou, alterou ou aumentou qualquer tributo municipal, estando o IPTU previsto na Constituição Federal e no Código Tributário Municipal, votado, aprovado e sancionado no ano de 2004. Ainda de acordo com Duarte, “não é verdade que a Gestão Municipal criou, alterou ou amentou o IPTU, muito menos o fez de forma abusiva, arbitrária ou irresponsável”. Segundo o Prefeito, a cobrança é uma exigência dos órgãos de fiscalização. “O Gestor tem a obrigação de arrecadar o IPTU, sob pena de sofrer diversas sanções”, inclusive, de acordo com a Nota, do Tribunal de Contas do Estado, que recomendou a cobrança quando do julgamento das contas municipais, relativas aos exercícios de 2013 e 2014.

PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO DE DÉBITOS - O Prefeito de Caetés esclareceu ainda que o Município criou um programa de regularização perante o fisco municipal, “oportunizando a regularização do débito porventura existente, através de parcelamento, descontos de juros e multas que podem chegar a 100% e ainda sorteio de valiosos prêmios, tudo isso visando incentivar a regularização daqueles que possuem imóveis no Município”. Ainda de acordo com o Prefeito, “não é verdade que o Município de Caetés nunca cobrou IPTU, apenas não o fez de forma incisiva, através de cobrança administrativa ou judicial, por ser sensível ao sofrimento da população, que vem sofrendo com uma seca nunca vista, que já entra no seu 8º ano, assolando o Município, além da grave crise econômica que tem prejudicado todos os municípios do País”, pontuou Armando Duarte. Para conferir a Nota de Esclarecimento na Íntegra clique AQUI. 





Caro Carlos Eugênio:

Cumprimentando-o cordialmente, gostaria de parabenizá-lo pela prática do jornalismo responsável, demonstrada quando da busca da verdade, ouvindo todas as partes envolvidas antes de publicar uma matéria, justificando assim seu blog ser um dos mais prestigiados de Pernambuco.

Trazemos aqui alguns necessários esclarecimentos sobre questões tributárias que envolvem o município de Caetés-PE.

Inicialmente, o Governo Municipal de Caetés não criou, alterou ou aumentou qualquer tributo municipal, estando o IPTU previsto na Constituição Federal e no Código Tributário Municipal, votado, aprovado e sancionado no ano de 2004.

Todos nós que somos proprietários de imóveis, temos consciência da obrigação de pagar anualmente o IPTU, e o gestor tem a obrigação de arrecadá-lo, sob  pena de sofrer diversas sanções, além, obviamente, dos efeitos da omissão do pagamento do tributo sobre as finanças públicas.

Não é verdade que a gestão municipal criou, alterou ou amentou o IPTU, muito menos o fez de forma abusiva, arbitrária ou irresponsável.

O Município criou um programa de regularização perante o fisco municipal, oportunizando a regularização do débito porventura existente, através de parcelamento, descontos de juros e multas que podem chegar a 100% e ainda sorteio de valiosos prêmios, tudo isso visando incentivar a regularização daqueles que possuem imóveis no Município.

Não é verdade também que o Município de Caetés nunca cobrou IPTU, apenas não o fez de forma incisiva, através de cobrança administrativa ou judicial, por ser sensível ao sofrimento da população, que vem sofrendo com uma seca nunca vista, que já entra no seu 8º ano,  assolando o município, além da grave crise econômica que tem prejudicado todos os municípios do país.

O que de fato tem ocorrido é um chamamento, para que aqueles que têm interesse na regularização de seu imóvel perante o fisco municipal, possam fazê-lo com os benefícios oportunizados pelo Município.

Também não é verdade que os valores cobrados são abusivos.

Como dito anteriormente, os valores estão estabelecidos no Código Tributário Municipal que foi votado, aprovado e sancionado no ano de 2004, e obedecem a diversos critérios como a capacidade contributiva, razoabilidade e proporcionalidade.

Salientamos ainda que a exigência de que se promova a cobrança do IPTU e da Dívida Ativa do Município, além de ser meta fiscal e obrigação do Município, provém de recomendações do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, quando do julgamento das contas municipais, relativas aos exercícios de 2013 e 2014.


Sendo assim, com vistas a cumprir as determinações do Tribunal de Contas, como sempre foi intuito desta gestão, e também consciente das dificuldades que passam os nossos munícipes, lançamos mão do programa municipal de regularização fiscal, que com certeza irá cumprir sua principal finalidade.

Aproveitando o ensejo, gostaríamos de anunciar que todo valor arrecadado com o IPTU e Dívida Ativa será revertido em uma obra que será escolhida pela própria população através de enquete a ser realizada, como forma de evidenciar à população a destinação dos recursos por ela investidos no Município.

Esperando ter esclarecido quaisquer dúvidas, agradecemos a gentileza da oportunidade para prestação dos devidos esclarecimentos,

Atenciosamente,


Armando Duarte de Almeida
Prefeito.