quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Promotoria quer Prevenir suposto Favorecimento de Parentes de Servidores Públicos em Garanhuns

 

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Prefeitura de Garanhuns adotar as medidas necessárias para analisar todos os processos licitatórios do Município a fim de prevenir supostas práticas de favorecimento ilegal de Parentes de Servidores Públicos.

As recomendações são fruto da investigação realizada pela Promotoria de Justiça local, que constatou que a Prefeitura teria contratado, mediante dispensa de licitação, locação de imóvel de um parente de Servidor Público. O contrato foi desfeito após recomendação do MPPE. De acordo com o promotor de Justiça Domingos Sávio Agra, a Prefeitura de Garanhuns possui um prazo de 30 dias úteis para analisar, através de Controle Interno, todos os processos licitatórios antes de serem homologados. Além disso, o poder público deve comprovar, no prazo de 30 dias, as providências administrativas para o efetivo cumprimento da Instrução Normativa nº 009/2013, que estabelece procedimentos para evitar a prática de nepotismo.

Caso as recomendações, publicadas no Diário Oficial do último dia 12 não sejam acolhidas, nem haja a apresentação de justificativas no prazo de dez dias úteis, o Ministério Público poderá propor ação civil pública de obrigação de fazer e de improbidade administrativa, por violação dos princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa. (Com informações do Site Oficial do MPPE. CONFIRA)