quarta-feira, 28 de novembro de 2018

PIRES NA MÃO: Prefeitos levarão Apelos à Bolsonaro

 

Prefeitos de 400 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes fecharam nessa terça-feira, dia 27, a carta que será entregue na próxima semana ao presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). No documento, eles reafirmam apoio às reformas estruturais, defendem a recomposição do orçamento de áreas estratégicas, como educação e assistência social, e apelam por mudanças no repasse de recursos.

Os municípios pernambucanos estão sendo representados pelos prefeitos de Serra Talhada, Luciano Duque (PT); e de Igarassu, Mario Ricardo (PTB). Uma das bandeiras defendidas pelo grupo é a simplificação da cobrança de impostos que pode ser prevista em uma reforma tributária. As Prefeituras sugerem fundir tributos e racionalizar cobrança, garantindo às Cidades a decisão sobre como e quanto cobrariam. “A receita própria precisa ser preservada. É inaceitável trocar a base local pelo repasse do que vier a ser arrecadado por outro ente”, destaca o texto. Os Prefeitos pedem ainda que os repasses municipais do fundo de participação e cotas, da União e dos Estados, passem a ser diários, como já ocorre no sistema Simples.

Eles também querem a retomada do suporte financeiro para projetos de investimento em modernização da gestão tributária, a criação de sistemas nacionais mais ágeis e integrados, entre tributos das três esferas de governo e o aprimoramento do critério de partilha do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). As Cidades representadas na carta destinada ao futuro governo respondem por 75% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e abrigam 60% da população brasileira. Com esse peso pretendem influenciar parlamentares a avançar também com a reforma da Previdência. (Com informações do Jornal do Commercio. CONFIRA)