sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

DE FISCAL A PREFEITO: Sivaldo Albino assume a Prefeitura de Garanhuns

De Fiscal da Empresa São Cristóvão a Prefeito de Garanhuns. Depois de iniciar na política no ano 2000 e de buscar o cargo político mais alto de Garanhuns desde 2004, quando foi um dos prefeituráveis àquela época, Sivaldo Rodrigues Albino (PSB) foi empossado Prefeito de Garanhuns na tarde desta sexta-feira, dia 1º. Ele venceu as eleições do último dia 15 de novembro, com 22.198 votos.

Sivaldo Albino e Pedro Veloso foram empossados Prefeito e Vice-prefeito de Garanhuns, respectivamente, na Câmara de Vereadores. Os deputados Fernando Rodolfo (federal); Doriel Barros e Carlos Veras (estadual), assim como o Reitor da UPE, Pedro Falcão, além de dezenas autoridades e personalidades regionais prestigiaram o momento.   

Já defronte a Prefeitura e ao lado do Vice-prefeito Pedro Veloso (PT), Sivaldo recebeu “simbolicamente” a Prefeitura e o Município das mãos do agora ex-prefeito Izaías Régis (PTB). O ex-vice-prefeito Haroldo Vicente também prestigiou o momento. Durante a solenidade, Albino deu posse aos Secretários Municipais que o auxiliarão na Gestão do Município.   

“Agora sou Prefeito de todos e vamos trabalhar para todos e pelo desenvolvimento de Garanhuns. Teremos um novo tempo para todos”, registrou Sivaldo, alertando em seguida ter chegado “a oportunidade de a população de Garanhuns ter um Governo justo e que atenderá a todos”, alertou o Prefeito. “Vamos procurar fazer o melhor. Mas esse melhor requer tempo, pelo menos esses primeiros seis meses para que possamos fazer as coisas acontecer”, chamou a atenção o Prefeito de Garanhuns.

TRAJETÓRIA POLÍTICA DE SIVALDO - Aos 49 anos, o garanhuense Sivaldo Albino começou sua carreira política em 2000, quando foi eleito Vereador com 885 votos. Após presidir a Câmara entre os anos de 2003 e 2004, Albino foi reeleito, em 2004, com praticamente o dobro dos votos, tendo obtido 1.712 votos. 

Depois de presidir a Casa Raimundo de Moraes, em 2005 e 2006, decidiu migrar para a oposição e se notabilizar por críticas e denúncias contra o Prefeito da Época, Luiz Carlos de Oliveira. A mensagem não foi bem entendida pela população, já que Luiz Carlos foi reeleito com 33.371 votos, enquanto Sivaldo conquistou a última das 13 vagas no Legislativo Municipal ao obter 1.306 votos. Em 2012 se fortaleceu. É que após adequar o discurso e a postura política, voltou a ser bem votado, sendo reeleito Vereador com 2.481 votos, passando do último entre os eleitos em 2008, para o segundo mais votado em 2012. 

Sivaldo ainda disputou duas eleições para o cargo de Deputado Estadual. Na primeira, em 2014, obteve 13.310 votos. Já na segunda, em 2018, conquistou 18.256 votos e assumiu o mandato na condição de 1º suplente da Frente Popular de Pernambuco, substituindo o Deputado Estadual Rodrigo Novaes, convocado pelo Governador Paulo Câmara (PSB) para a assumir a gestão da Secretaria Estadual de Turismo. 



Ainda em seu currículo, Sivaldo Albino tem duas disputas pela Prefeitura de Garanhuns. Em 2016, Sivaldo obteve 15.311 votos, sendo derrotado por uma diferença de 28.964 votos para o atual Prefeito Izaías Régis (PTB). Já no último dia 15 de novembro, venceu as eleições municipais com 22.198 votos, colocando uma diferença de 1.854 votos sobre seu antigo aliado Silvino Duarte (PTB). (Imagens de Hilton Marques/Divulgação)  

CLIQUE EM PLAYER E CONFIRA AS SOLENIDADES DE POSSE E ASSUNÇÃO AOS CARGOS DE PREFEITO E DE VICE-PREFEITO DE GARANHUNS: