terça-feira, 19 de janeiro de 2021

OPORTUNIDADES: Pernambuco abre 15 mil Vagas em Cursos Técnicos Gratuitos

Jovens que concluíram o ensino médio ou estão no 2º ano e desejam ingressar no mercado de trabalho têm nos cursos técnicos uma boa opção para encurtar o caminho até o primeiro emprego. Estão abertas as inscrições, até o próximo dia 25 de janeiro, para seleção que 15.144 vagas em cursos gratuitos de diversas áreas ofertadas em 76 escolas técnicas estaduais. Há opções em 58 cidades pernambucanas, distribuídas em todas as regiões do Estado. Os cursos duram um ano e meio e podem ser uma alternativa para quem não se deu bem no Enem.

Do total de vagas, 8.040 são para cursos técnicos subsequentes, ou seja, exclusivas para quem tem ensino médio completo. A modalidade é presencial. Outras 7.104 vagas são para técnicos concomitantes, ou seja, a formação técnica é feita junto com o Ensino Médio. Para esses cursos podem se inscrever jovens que estejam no 2º ou 3º ano do ensino médio ou que acabaram os estudos. A diferença é que a oferta é na modalidade EAD. O estudante continua na Escola que está matriculado, caso ainda esteja no ensino médio, e faz a parte técnica a distância. No EAD, o aluno tem que frequentar uma vez por semana, presencialmente, o polo descentralizado escolhido no ato da inscrição (saiba mais clicando AQUI).

Os cursos técnicos são: biblioteconomia, secretaria escolar, logística, recursos humanos, administração, informática, design de interiores e segurança do trabalho. As vagas estão em 69 escolas espalhadas pelo Estado. Os alunos que forem aprovados nos cursos de EAD contarão com pacote de dados para acessar a internet bancados pelo Governo, por meio do Programa Conecta Aí.

SELEÇÃO - As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet (clique AQUI). Os candidatos farão provas entre 27 de janeiro e 5 de fevereiro. São dois testes, português e matemática, cada um com 10 questões. O horário e local de realização do exame estarão disponíveis no cartão de inscrição do participante. O resultado final sairá dia 12 de fevereiro, com início das aulas em 8 de março. As aulas presenciais estão autorizadas, mesmo com a pandemia de COVID-19, mas devem seguir um protocolo específico elaborado pela Secretaria Estadual de Educação. (Com informações do JC Online. CONFIRA)