terça-feira, 19 de janeiro de 2021

JUPI: Vídeo mostra Fotógrafo fora do Grupo Prioritário tomando Suposta Vacina contra a COVID-19. “Brincadeira”, disse o Profissional

Um vídeo que foi postado nas redes sociais nesta terça-feira, dia 19, mostra o fotógrafo da Prefeitura de Jupi, supostamente tomando uma dose da vacina contra a COVID-19. Nas imagens, o Profissional, que não integra o grupo prioritário, diz que iria "aproveitar o embalo" para se vacinar também. "Aquilo é água. Eu não tomei vacina não. [...] Foi alguém lá na hora gravando e fez essa brincadeira", respondeu o fotógrafo ao ser questionado pela produção da TV Asa Branca.

Em seguida, também no vídeo, o profissional, conhecido como Guilherme JG, mostra o cartão entregue pela Secretaria de Saúde para quem já tomou o imunizante. O município de Jupi recebeu 136 doses da vacina contra a COVID-19 para aplicar em duas etapas nos 69 profissionais de saúde. 


Por meio de nota, o Governo de Pernambuco informou que os Municípios são responsáveis pela vacinação, mas estão cientes de que nesta primeira etapa ela deve ser só para trabalhadores da Saúde atuantes em UTIs e enfermarias de atendimento à COVID, além dos vacinadores, idosos em instituições de longas permanência, pessoas com deficiência institucionalizadas e indígenas aldeados.

Também através de nota, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) informou que abriu um procedimento para identificar se houve algum crime na conduta dos envolvidos. A 1ª instância do Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco informou que "ainda não teve conhecimento desses fatos e, portanto, não há no momento alguma apuração sobre o assunto em trâmite no Órgão".

O prefeito de Jupi, Marcos Patriota, disse que afastou de imediato o Servidor Público assim que soube do ocorrido. "Eu fiz uma viagem política para a Capital Pernambucana, e ao chegar lá, me deparei com algumas notícias sobre um possível servidor público que tinha tomado essa dose. Ao chegar no Município, imediatamente, com a Procuradoria e o Controle Interno afastamos a pessoa", afirmou. (Com informações e imagens de Magno Wendel/TV Asa Branca. CONFIRA)

CONFIRA A NOTA DE ESCLARECIEMNTO EMITIDA PELA PREFEITURA DE JUPI: 


CONFIRA O VÍDEO QUE MOSTRA O FATO REGISTRADO EM JUPI: