Um vídeo que foi postado nas redes sociais nesta terça-feira, dia 19, mostra o fotógrafo da Prefeitura de Jupi, supostamente tomando uma dose da vacina contra a COVID-19. Nas imagens, o Profissional, que não integra o grupo prioritário, diz que iria "aproveitar o embalo" para se vacinar também. "Aquilo é água. Eu não tomei vacina não. [...] Foi alguém lá na hora gravando e fez essa brincadeira", respondeu o fotógrafo ao ser questionado pela produção da TV Asa Branca.
Em seguida, também no vídeo, o profissional, conhecido como Guilherme JG, mostra o cartão entregue pela Secretaria de Saúde para quem já tomou o imunizante. O município de Jupi recebeu 136 doses da vacina contra a COVID-19 para aplicar em duas etapas nos 69 profissionais de saúde.
Também através de nota, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) informou que abriu um procedimento para identificar se houve algum crime na conduta dos envolvidos. A 1ª instância do Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco informou que "ainda não teve conhecimento desses fatos e, portanto, não há no momento alguma apuração sobre o assunto em trâmite no Órgão".
O prefeito de Jupi, Marcos Patriota, disse que afastou de imediato o Servidor Público assim que soube do ocorrido. "Eu fiz uma viagem política para a Capital Pernambucana, e ao chegar lá, me deparei com algumas notícias sobre um possível servidor público que tinha tomado essa dose. Ao chegar no Município, imediatamente, com a Procuradoria e o Controle Interno afastamos a pessoa", afirmou. (Com informações e imagens de Magno Wendel/TV Asa Branca. CONFIRA)
CONFIRA A NOTA DE ESCLARECIEMNTO EMITIDA PELA PREFEITURA DE JUPI: