sábado, 30 de janeiro de 2021

GARANHUNS: Semana é Marcada por Despedidas e Insatisfações na Saúde e na Educação

A semana foi marcada por despedidas e insatisfações em várias Unidades de Saúde e em dezenas de Escolas Municipais aqui em Garanhuns. É que após decisão do Prefeito Sivaldo Albino (PSB) e providências nas pastas da Educação e da Saúde, muitos profissionais foram transferidos e até desligados dos seus postos de trabalho.


Como são todos concursados, portanto efetivos, os Professores que deixaram a Gestão das Escolas foram transferidos para outros Educandários. Enquanto isso, vários Enfermeiros foram dispensados na última quinta-feira, dia 28, e todos os Médicos que atuam no Programa Saúde da Família, foram instruídos a deixar os Postos de Saúde onde trabalhavam nessa sexta-feira, dia 29, sabendo que a partir da próxima semana estarão em outra Unidade. Nessa segunda-feira, dia 1º, está prevista uma reunião junto aos Médicos para anunciar seus novos locais de trabalho.

EDUCAÇÃO NO MAGANO - No bairro do Magano, a comunidade fez uma grande mobilização para homenagear o professor Isaque Correia, que estava na direção da Escola Ranser Alexandre há 27 anos. “Hoje nossa Escola perde um pai, um professor, uma enciclopédia de conhecimento da comunidade do Magano. A você, Isaque, nosso agradecimento pelas diversas gerações que ajudou a educar”, publicou um profissional de educação no perfil da Escola no Facebook. Isaque passará a lecionar na Escola Municipal Manoel Correia Evangelista, localizada no Sítio Cruz. A professora Dayanne Matias assumirá a Gestão da Escola localizada na Praça Campos Sales. Além do Magano, outras comunidades também contarão com novos Gestores Escolares a partir de fevereiro. Clique AQUI para conferir a nova configuração dos Gestores das Escolas Municipais.

MÉDICO SE DESPEDE - Já na Unidade de Saúde da Cohab 1 também teve despedida. É que o médico Adauto Porto, depois de 13 anos atuando junto à comunidade, teria pedido demissão por não concordar com o rodízio de profissionais instituído pela Secretaria de Saúde. Na Unidade, segundo a servidora municipal Lucilene Herculano, oito profissionais deixaram o Posto de Saúde localizado na Rua 1, dentre eles alguns demitidos. “Como não ficar com o coração em pedaços? Nosso Médico que atuou por longos 13 anos em nossa comunidade, se despediu de nossa Unidade (...); Porque mexer nas equipes de saúde? Onde a comunidade tem confiança, elo e vínculo com aquele profissional?”, indagou a Servidora em postagem no Facebook.


ENFERMEIROS DEMITIDOS - O Distrito de São Pedro, localidade que depois de quase 18 anos também se despede do Médico Ulisses Pereira, contemplou a demissão da enfermeira Raquel Cavalcanti na última quinta-feira, dia 28, após ter trabalhado o dia inteiro vacinando os idosos de 85 anos ou mais daquele Distrito contra a COVID-19. “Janeiro tem sido, em São Pedro, Magano, Cohab 1, Manoel Chéu, Jardim Petrópolis e assim vai...um mês de tristeza nas Comunidades. Ninguém diz ‘já vai tarde’, a maioria chora, agradece, enfim... contrariados na sua vontade mais simples, perdem a sua doutora, o seu doutor, a sua enfermeira, o seu enfermeiro... Esse ‘seu’ é a prova inconteste, que pode avaliar: naquele território, a estratégia Saúde da Família deu certo!”, analisou o Médico Ulisses Pereira ao comentar o desligamento da Enfermeira em post no Facebook, onde finalizou dizendo: “a gente não é dono de posto, nem de nada! Até a nossa Vida é presente e temporária! A gente ama o que a gente faz!”.

“NENHUM MÉDICO É DONO DE POSTO DE SAÚDE - “Nenhum Médico é dono de Posto de Saúde! E nós entendemos que é preciso dar novos ares, novo ânimo, para que esse Médico também não fique acomodado. Porque tem Médicos aí que estão há 10, 15, 16 anos no mesmo PSF”, observou o Prefeito Sivaldo Albino, que complementou: “o argumento de dizer que fez um bom trabalho, ótimo, então esse Médico ou Médica que fez um bom trabalho em qualquer PSF, vai fazer em um que está precisando”, chamou a atenção Sivaldo, em entrevista ao programa ‘O Arraiá do Gláucio Costa’, da Marano FM, ao comentar o rodizio entre os Médicos, Odontólogos e Enfermeiros nas equipes das Unidades Básicas espalhadas pela Cidade, Distritos e localidades rurais.


"MAIS UM NERO NO PODER, DESLUMBRADO COM SUA PRÓPRIA INCOMPETÊNCIA" – Ao comentar no Instagram uma postagem do Médico Ulisses Pereira sobre a decisão do Prefeito de Garanhuns em promover um rodízio dos Médicos nas Unidades de Saúde de Garanhuns, o Professor Doutor, Francisco Passos, que é diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mostrou-se triste e envergonhado com os recentes acontecimentos na saúde de Garanhuns. “A escolha política de Garanhuns mostrou-se equivocada. Mais um Nero no Poder, deslumbrado com sua própria incompetência. Uma cidade tão linda, um povo tão hospitaleiro e solidário merece uma Gestão Humanizada, ética, que promova laços, união. Chora a democracia, a saúde pública, e todos que amam Garanhuns. Força amigo. Os oportunistas passarão, rápido”, chamou a atenção o Médico, que é PHD em Saúde pela Universidade de Brasília.

O Blog está à disposição do Prefeito Sivaldo Albino, bem como das Secretarias de Educação e de Saúde para publicar as suas versões e opiniões quanto aos fatos trazidos nesta reportagem.



EQUIPES GESTORAS – ESCOLAS MUNICIPAIS DE GARANHUNS - 2021 

Amílcar da Mota (Michella Monteira)

Antônio Gonçalves - CAIC (Karine Kelly Siqueira)

Artur B. Maia (Ana Cláudia)

Cabo Cobrinha (Adriana Bezerra de Brito)

CEMEI Girlane Lira (Adriana Cordeiro)

CEMEI IBN (Jussara Iolanda Barros)

CEMEI João Pessoa (Liliane Soares)

Centro Social Monsenhor Callou (Conceição Freitas)

Colégio Pe. Agobar Valença (Roberta Faustino)

Creche Ezequiel (Valéria Barros)

Gabriela Mistral (Eivaldo Vieira)

General Sampaio (Juliene Ferreira)

Giselda Vieira Belo (Iakson)

Governador Miguel Arraes (Iranesse)

IPH (Ricardo de Siqueira Almeida)

Jaime Luna (Maria José)

José Brasileiro (Marilene Vieira da Silva)

Maria Tavares (Joelma Costa)

Mons. Tarcísio (Laene Vaz)

Pe. Dehon (Lucicleide Soares)

Prof. Letácio Brito (Maria Neide R Galindo)

Prof. Luiz Tenório (Josélia Dangelo)

Prof. Mário Matos (Alexandre José Cavalcanti Pessôa)

Prof. Petrônio Fernandes (Creuza Teles)

Profa. Amélia Maria (Adriana Patrícia)

Ranser Alexandre (Dayanne Matias)

São Camilo (Vanessa Rafaella)

São Francisco de Assis (Edjane Maria)

Silvino Almeida (Jadson Ferreira)

Nova 01 (Joyce Cristina)

Nova 02 (Simone Vanessa)

Julião Capitó (Carlos Barros)

Manoel Correia (Veronica)

Salomão Rodrigues (José Messias)

Vigília Garcia (Ivanise Bezerra)