quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Nomeação de Sobrinho do Presidente na Câmara de Vereadores repercute em Garanhuns

A nomeação do jovem Cayo Albino para o cargo de Gerente do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Garanhuns vem repercutindo aqui em Garanhuns. O ato, concretizado pela Portaria nº 153/2021, assinada pelo presidente da Câmara, Johny Albino (PSB), que é tio de Cayo, vem gerando diversas críticas e reações de oposicionistas.

É que de acordo com a Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal (STF), a contratação de parentes de até terceiro grau em cargos de confiança é proibida nos três poderes, nas esferas Federal, Estadual e Municipal. Além do nepotismo direto, a Súmula também veda o nepotismo cruzado, que ocorre quando dois Agentes Públicos empregam os familiares um do outro, como troca de favor. Ficam de fora do alcance da Súmula os cargos de caráter político, como os de ministro de Estado e de Secretário Estadual ou Municipal.

Nos últimos anos e se baseando na Súmula nº 13, o Ministério Público de Pernambuco, através do promotor Domingos Sávio, recomendou a exoneração de parentes até terceiro grau de alguns Secretários Municipais da Gestão Izaías Régis, dentre eles, do então secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio, inclusive atribuindo multas aos gestores. (relembre clicando AQUI ou AQUI).

Mesmo o ato não sendo de responsabilidade do Prefeito de Garanhuns, o vereador Gersinho Filho (PTB) criticou Sivaldo Albino pela ação do Presidente da Câmara. Em vídeo divulgado nas redes sociais e distribuído através do aplicativo WhatsApp, o Vereador oposicionista disparou: “não vamos aceitar essa imoralidade! Estaremos de olho e amanhã estarei pedindo as informações necessárias para tomar as devidas providências”, pontuou Gersinho, atribuindo a nomeação ao Prefeito Sivaldo Albino, já que Cayo é filho do Prefeito de Garanhuns. 

O Blog do Carlos Eugênio buscou manter contato, via WhatsApp, com o presidente da Câmara de Garanhuns, o vereador Johny Albino, para que pudesse dar a sua versão sobre o fato, mas não obtivemos êxito. Também sem êxito buscamos o Prefeito Sivaldo Albino para que comentasse as críticas do vereador Gersinho Filho. Seguimos a disposição de Johny; do Prefeito Sivaldo Albino e dos demais agentes públicos citados nesta reportagem para publicar as suas versões.

CLIQUE EM PLAYER E CONFIRA A POSIÇÃO DO VEREADOR GERSINHO FILHO: