Um dia histórico para
Garanhuns. Depois de quase um ano de Pandemia, enfim surge uma esperança de voltarmos
a viver normalmente sem o risco da contaminação pelo Novo Coronavírus e
complicações da COVID-19. Hoje, dia 20, foram administradas as primeiras doses
da Coronavac no Município.
Coube a idosa Thereza Maria da Conceição, de 104 anos, residente do Abrigo São Vicente de Paulo, receber a primeira dose do imunizante. A técnica em enfermagem, Maria Sueli da Silva, de 52 anos, que atua na saúde há 38 anos, foi a primeira aplicadora e também a primeira profissional de saúde do município a ser imunizada. O momento foi vivenciado na tarde de hoje, no do Abrigo São Vicente de Paulo, que foi escolhido pela Prefeitura como ponto de partida da vacinação.
PLANO DE VACINAÇÃO - Em coletiva realizada na manhã
de hoje, dia 20, foi apresentado o Plano de Vacinação contra a COVID-19, aqui
em Garanhuns.
De acordo com a secretária de Saúde, as 2.880 doses destinadas ao Município serão administradas junto aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à doença. Além deles, serão vacinados idosos e pessoas com deficiência institucionalizados (Residência Terapêutica). Cada vacinado receberá duas doses.
Nessa primeira etapa, a vacinação contemplará profissionais que atuam na Unidade de Tratamento COVID-19 (Cohab 2); no Centro de Atendimento e Enfrentamento à COVID-19; nos Hospitais Palmira Sales e Monte Sinai; na Residência Terapêutica, inclusive pacientes; bem como os profissionais do SAMU. A vacinação que começou na tarde desta quarta-feira, e beneficou os idosos e cuidadores do Abrigo São Vicente de Paulo, se estenderá por oito dias para que todos os profissionais de saúde sejam imunizados. A segunda dose será aplicada entre duas e quatro semanas da primeira imunização.
CLIQUE EM PLAYER E CONFIRA A ENTREVISTA DA SECRETÁRIA DE SAÚDE, CATARINA TENÓRIO, AO REPÓRTER FELIPE FERREIRA, DA RÁDIO JORNAL GARANHUNS: