terça-feira, 19 de janeiro de 2021

GARANHUNS: Sivaldo decide não Renovar Contratos de Músicos e Orquestra Manoel Rabelo pode voltar a Inatividade. Prefeito fala em Economia e garante Analisar "novo formato" para o Agrupamento Instrumental

A Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo, que depois de vários anos desativada foi restruturada na Gestão Izaías Régis, corre o risco de voltar a inatividade. É que segundo o Maestro Lulinha e vários músicos do Grupo, o Prefeito Sivaldo Albino (PSB) resolveu não dar continuidade ao agrupamento instrumental, cuja formação inicial é de 1900. 



E contato com o Blog, o Maestro Lulinha relatou que manteve contato com o Prefeito e recebeu a informação de que o Governante não tem a intensão de manter a Orquestra. “Mesmo ele tendo feito um compromisso na Campanha, conforme vídeo que circula nas redes sociais, de que ampliaria a Orquestra, depois de 15 dias de eleito, me disse numa barbearia que não queria a Banda. Ele disse que não tinha dinheiro, que iria investir na saúde e que os planos dele para a Banda eram outros (...); Ele me informou que traria um pessoal de Recife, do Conservatório de Música para ensinar música, através de projetos sociais nas escolas”, pontuou Lulinha em contato com o Blog.


De acordo com o Maestro, a Orquestra Manoel Rabelo, que se apresentou em diversos eventos nos últimos oito anos, sobretudo durante a Magia do Natal e o Festival de Inverno, era composta por 30 músicos. “Muitos tocavam com seus próprios instrumentos. O som da Banda era meu e eu, inclusive, dava aulas de música para os integrantes antes dos ensaios. Então, não se tratava apenas de pessoas que recebiam salários, somos uma Orquestra composta por músicos que amam o que fazem, tanto que usam até os meios próprios para isto”, chamou a atenção Lulinha.   

Ao ser indagado pelo Blog, via WhatsApp, se os planos da Prefeitura eram realmente desativar a Orquestra, o Prefeito Sivaldo Albino se resumiu em registrar que: “ainda não definimos isso!”, seguido da informação de que, em princípio, “os contratos não foram renovados”. 

Mas durante entrevista ao programa “O Arraiá de Gláucio Costa”, na Marano FM, Albino foi mais solicito e justificou que por conta da Pandemia e diante do fato de que não haveriam apresentações nos próximos meses, o valor de cerca de R$ 40 mil reais, investidos no pagamento dos músicos por mês, seria economizado. “Em outro momento é que vamos analisar”, alertou Sivaldo, confirmando que manteve contato Conservatório de Música de Recife para, “aproveitando “alguns músicos”, montar uma nova estrutura e dar um novo formato a Banda.

CLIQUE EM PLAYER E OUÇA A POSIÇÃO DO PREFEITO SIVALDO ALBINO SOBRE A ORQUESTRA MANOEL RABELO: