quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

COVID-19: Governo do Estado suspende Eventos Sociais e Corporativos por 30 Dias. Fiscalização em Feiras e Parques serão Intensificadas

Os eventos sociais e corporativos, que estavam liberados em Pernambuco, estarão suspensos por 30 dias a partir da próxima segunda-feira, dia 25. O anúncio foi feito pelos secretários de Saúde do Estado, André Longo, e de Turismo, Rodrigo Novaes, na tarde de hoje, dia 20, em coletiva online. A medida restritiva foi tomada para tentar controlar o avanço da COVID-19 em Pernambuco.

Com a proibição, o setor de eventos sofre mais um baque em meio à Pandemia. Até agora, estavam liberados encontros com até 150 pessoas, como palestras, congressos, confraternizações, entre outros. O anúncio da medida acontece depois que ocorreram cenas dramáticas em Manaus, no Amazonas, e no interior do Pará, com o sistema de saúde público esgotado e pacientes com COVID-19 morreram por falta de oxigênio desde o final de semana passado.

Segundo André Longo, espaços como Feiras precisam ficar atentos aos protocolos específicos que devem ser seguidos. Vai ser realizada uma fiscalização das feiras do Agreste pelo Procon Estadual e Municipal para avaliar se os protocolos estão sendo cumpridos. "Caso haja descumprimento que coloque em risco a vida das pessoas, o Governo do Estado não hesitará em tomar providências restritivas", comentou Rodrigo Novaes, que observou “uma mudança de comportamento no último final de semana" em relação as Praias, e com isso os espaços seguirão abertos. É que o secretário de Saúde, André Longo, cogitou fechar as praias caso as aglomerações seguissem em alta.

Por sua vez, o secretário estadual de Saúde, André Longo, ressaltou que o abandono da máscara se tornou preocupante nos Parques Públicos. "Caso não haja uma melhora no comportamento social nesses espaços de convivência e as prefeituras não sejam mais rigorosas na fiscalização, iremos avaliar o fechamento dos Parques em todo Estado”, advertiu. Longo ressaltou, ainda, que mesmo com o início da vacinação no Estado é necessário manter os cuidados com as normas sanitárias. (Com imagens de Heudes Regis/SEI/Divulgação)