quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Capoeiras e Caetés podem ficar sem água e abastecimento em Garanhuns pode ser comprometido


Barregem do Gurjão - Foto: Junior Artes
Moradores dos municípios de Capoeiras e Caetés estão preocupados com a possível escassez de água em suas casas. A seca, que já dizimou plantações e reduziu o número de cabeças de gado, agora ameaça de colapso da Barragem do Gurjão, manancial usado pela Compesa para captação da água que abastece a população das duas cidades.

De acordo com o blogueiro Raimundo Lourenço, no último dia dois, a barragem operava com 38% da sua capacidade. Mesmo com o baixo coeficiente, dezenas de caminhões pipa insistiam em retirar água diariamente, o que levou a população a procurar autoridades para que proíbam o uso indiscriminado do reservatório como medida para que se evite o iminente colapso da barragem.

Segundo a denúncia, foi instalada no local uma bomba do tipo jangada e a retirada de água, que acontece dia e noite sem qualquer controle, é feita para abastecer granjas no município de São Bento do Una. Além dos carros pipas, há ainda quatro pequenas elevatórias que captam água para abastecer o povoado de Maniçoba e vários pequenos agricultores que residem próximo à barragem.

De acordo com o radialista Marcos Cardoso, informações extra-oficiais vindas da Compesa indicam que caso não haja chuvas nos próximos 30 dias, o abastecimento d´água em Garanhuns poderá vir a ser comprometido. O comunicador chegou a alertar em seu Blog, quanto à necessidade de que todos colaborem, economizando água, evitando, por exemplo, lavar carros e calçadas diariamente.

SITUAÇAO DE EMERGÊNCIA - Em razão da falta de chuvas, o Governo do Estado declarou “situação de emergência”, na última terça-feira, nos 64 municípios do Agreste pernambucano.

O decreto tem validade de 180 dias e dá condições aos respectivos prefeitos de realizarem despesas sem necessidade de licitação. O decreto foi fundamento em parecer técnico expedido pela Comissão de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (CODECIPE).