terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Eduardo com Lula depois do Carnaval


Depois de ter sido citado como possível vice na chapa à reeleição de Dilma Rousseff, o governador Eduardo Campos (PSB) deve encontrar-se com o ex-presidente Lula após o Carnaval. Nem o Instituto Lula nem a assessoria do governador, confirmaram oficialmente o encontro, mas também não descartaram, deixando em aberto a informação comentada nos bastidores. A um ano e meio das eleições para presidente, a pauta da reunião não poderia ser outra: 2014. Lula, na condição de principal articulador da reeleição de Dilma, tem intensificado as conversas com os aliados. E foi o próprio Lula que teria expressado o desejo de ter Eduardo na vice.

O possível encontro com Lula foi reforçado na coluna Radar, da revista Veja. As peças do tabuleiro para a eleição de 2014 já estão sendo mexidas, porém nas coxias. Somente este ano, a presidente Dilma encontrou por duas ocasiões o governador de Pernambuco. O primeiro quando ela estava de férias em Salvador e o segundo aconteceu no Palácio da Alvorada, numa reunião reservada. Um dos nomes cotados para sair candidato a presidente em 2014, Eduardo tem sido bastante requisitado nos bastidores pelos dois principais líderes políticos petistas, que jogam tudo para segurar o PSB na aliança e impedir o vôo solo dele em 2014.

Por outro lado, sob os holofotes, todos tem evitado antecipar o debate sobre as eleições do próximo ano. O mantra é: “2014 só em 2014”. O último encontro entre o governador e Lula aconteceu ainda nas eleições municipais, em São Paulo, num almoço de apoio ao então candidato e hoje prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). Naquele momento, o PT municipal enfrentava uma disputa acirrada com o PSB pela Prefeitura do Recife, o que culminou com o fim de 12 anos de gestão petista na capital.