quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Curso orienta como montar um Departamento de Comunicação nas Câmaras e Prefeituras


Marcelo Jorge e Carlos Manhanelli.
Tão importante quanto fazer e mostrar que fez. Essa frase já foi utilizada por diversas pessoas, principalmente aquelas que assessoram Prefeitos. O fato é que muitos governantes, sobretudo nas esferas municipais, não divulgam as ações do seu Governo e restringem o conhecimento do benefício apenas para a comunidade em que a ação foi realizada.

O Governo de Luiz Carlos (PDT) aqui em Garanhuns serve como parâmetro para essa reflexão. Durante a sua primeira gestão (2005-2008) foram inúmeras as ações de divulgação, em que foram utilizadas as mais diversas mídias para difundir os feitos daquela administração. O resultado foi uma reeleição tranquila. Já na sua segunda gestão, tanto as dificuldades financeiras quanto a falta de interesse numa possível continuidade, fizeram com que os investimentos na área fossem visivelmente reduzidos. Resultado: apesar de viabilizar ações importantes para a população, como obras de pavimentação e saneamento em bairros inteiros, o Governo concluiu sua missão com uma imagem bastante desgastada junto à população. 

Investir em comunicação dá certo. O governador Eduardo Campos (PSB) não está entre os presidenciáveis apenas por seus feitos ou pelos olhos azuis. É alto o investimento do Estado no setor de Comunicação, assim como também entra na casa dos milhões, o montante destinado à divulgação pelo Governo Federal. 

Nos municípios de menor porte, é fato que os recursos são insuficientes até para investir em ações prioritárias como saúde, educação e infraestrutura. Além do que, a verba destinada à publicidade é viabilizada através dos Recursos Próprios, ou seja, daquilo que o Município arrecada. 

As dificuldades são enormes, mas se o Vereador quer alçar voos mais altos, o Prefeito pensa numa gestão bem avaliada ou até mesmo almeja uma reeleição é importante que invistam em comunicação. Divulgar as ações de Governo não é gasto e sim investimento. Para tanto as alternativas são: contratar uma boa Agência de Publicidade; nomear alguém da área ou mesmo capacitar um dos seus assessores para o cumprimento dessa missão. 

Neste sentido, a empresa MarceloJorge.com está viabilizando a vinda do Mestre em Consultoria Política, Carlos Manhanelli, para através da Associação Brasileira dos Consultores Políticos e a Manhanelli Associados, ministrar em Garanhuns, um curso que orienta como montar um Departamento de Comunicação e Assessoria de Imprensa em Órgãos Públicos Municipais. 

O Curso tem uma carga horária acessível e apresenta uma grade programática relevante para a área, quando aborda noções de Marketing e Propaganda; as Pesquisas no Mandato; a Legislação Básica para o Departamento de Comunicação, descrevendo o que pode e o que não pode na Divulgação, Comunicação, Propaganda e Publicidade durante o mandato, além da Lei de licitação para comunicação. 

A iniciativa também aborda a estrutura de um Departamento de Comunicação e o uso da internet no mandato. Com a apresentação de casos reais, o Curso também auxilia o departamento de comunicação social no trato com a imprensa. É uma boa alternativa para presidentes de Câmara e Prefeitos de toda a microrregião do Agreste Meridional.

Para maiores informações, conheça o portal: www.manhanelli.com.br e mantenha contato com a MarceloJorge.com através do telefone: (87) 3761-1500 ou pelo e-mail: atendimento@marcelojorge.com.  A empresa funciona de segunda a sexta-feira em horário comercial.