quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Izaías manda na política de Garanhuns e corre solto rumo a 2016


O Prefeito Izaías Régis (PTB) já é a principal força politica da Cidade e mesmo estando no inicio do seu Governo, demonstra que dificilmente será derrotado numa possível campanha de reeleição em 2016. Pelo menos é esse o panorama politico que se desenha na Cidade. 

É que o principal adversário de Régis nas eleições de 2012, o engenheiro Zé da Luz (PHS), não demonstra ter fôlego para uma nova disputa pela Prefeitura em 2016 e deve deixar Régis “correr solto” em Garanhuns. Comenta-se nos bastidores que Zé estaria focado em reconquistar o poder na cidade de Caetés, onde seu grupo politico governou nos últimos anos e foi derrotado no ano passado por Armando Duarte (PTB). 

Já o ex-prefeito Silvino Duarte (PSDB), que saiu da disputa pela Prefeitura no ano passado em favor de Izaías, mantém-se fiel ao Senador Armando Monteiro (PTB), que assim como o ex-prefeito Bartolomeu Quitude (PT) é aliado de Régis.

Especula-se que o engenheiro Paulo Camelo (PSOL) e os ex-prefeitos Luiz Carlos (PDT) e Ivo Amaral (PMDB) não teriam força politica suficiente para desbancar o Petebista. Os dois últimos também não demonstram pretensão em voltar ao Poder. Adolfo Lopes, que disputou a Prefeitura em 2008, integra a atual gestão na função de Ouvidor. 

Na Câmara de Vereadores, os parlamentares que foram de encontro a preferência de Izaías pelo nome de Audálio Filho (PSDC) para presidir a Casa Raimundo de Moraes, Sivaldo Albino (PPS), Gersinho Filho (PSB), Gil PM (PRB) e Carla Vilaço (PPS) também não demonstram que irão trazer preocupações para o Petebista. 

Apesar de sofrer com a rejeição do Núcleo Duro do governo Izaías, Sivaldo declarou que é Governo e vive a expectativa de que o seu irmão Johny Albino assuma a secretaria Municipal da Juventude (a ser criada por Izaías). É que há (ou havia) um acordo politico entre o Vereador e o Prefeito neste sentido. Albino sinaliza que só irá para oposição se essa for a vontade de Izaías.  

Gersinho se declarou independente e deverá atuar conforme as suas convicções. Já Gil PM faz elogios ao Prefeito nas emissoras de Rádio, possa para fotos e aparece em eventos ao lado de Régis, enquanto Carla já fechou oficialmente com o Governo. Os vereadores Alcindo Correia (PRB), Zaqueu Lins (PDT) e Nelma Carvalho (PR) que apoiaram Zé da Luz em 2012 também já são governistas. 

Como diz o adagio popular, Izaías segue “de cara para o vento” e caso faça um bom governo dificilmente deixará o poder em 2016.