terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Izaías e Socorro: Há limites para a vontade de ver Garanhuns dar certo?


Este tema foi abordado pelo Jornalista Ronaldo César em seu Blog e trata, com lucidez, fatos que atiçaram os comentários em diversos pontos de Garanhuns nos últimos dias. 

Por sua posição sensata é que pedimos licença para reproduzirmos o seu post na íntegra:

“Vamos a dois fatos que mostram uma nova situação administrativa em Garanhuns.

Socorro Régis, primeira-dama, rega jardins de praças da cidade, maltratados nos últimos anos.

Izaías Régis, prefeito, pega um microfone de trio-elétrico, para ordenar que seja desligado um som de carro que estava atrapalhando a passagem do Bloco das Virgens. Usou palavras inapropriadas. Depois afirmou, ainda no microfone, que Garanhuns tem homem. Ouviu também uma resposta mal educada vinda de lá.

Duas situações que geram debates no boca-a-boca, mostram que o casal tem procurado mudar Garanhuns, e não apenas pela via administrativa. 

Izaías não pode nem deve buscar esta exposição, bater-boca na rua, para isto existem outros mecanismos, o policiamento, por exemplo, ou no futuro, medidas que limitem estes carros com sons, na altura do volume e na localização, coisas que já existem em outras cidades, como mostrou no Fantástico deste domingo. Mas a vontade é tanta que ele mesmo não faz questão de esconder, de buscar e de falar. Quer também dar o exemplo, por isto está se sentindo responsável. Eu imagino o carro de som perturbando, e ele como prefeito, depois de ver Geraldo Palhaço, coordenador do desfile, pedir algumas vezes sem ser atendido, foi ele mesmo dar a ordem... Mas o prefeito não pode tudo. 

Com Socorro também. Ela não tem cargo nem salário no governo, por isto não tem obrigações administrativas, até foi pensado em assumir a pasta de Assistência Social, comum entre primeiras-damas, mas preferiu-se optar por outro nome, para não gerar conotação de nepotismo. Mas nem por isso Socorro parou, está inquieta querendo participar, e foi vista lavando a prefeitura e regando jardins (foto ao lado). Quem a conhece sabe que é natural. Vêm do facebook dois tipos de críticas. Uns que acham que é demagogia, que faz para aparecer, ou então que não seria função dela, que poderia trabalhar em algo mais importante em Garanhuns, delegando cuidar das praças aos órgãos e servidores responsáveis.

Entretanto, a grande maioria aprovou a primeira-dama se envolver diretamente no trabalho de limpeza e embelezamento de nossas praças. Vale lembrar que estávamos a menos de uma semana do Jazz. São muitos comentários elogiando sua atuação.

Esta vontade de Izaías e Socorro está latente, é como se eles tivessem pressa de ver a cidade que prometeram, mas precisam entender seus limites. Ou melhor, para Socorro não é questão de limite, pois a primeira-dama está ainda descobrindo a grande exposição que suas ações podem ter, e tem potencial para atrair mais pessoas, podendo virar um símbolo deste momento, fazendo com que a própria sociedade volte a cuidar da cidade. Se é isso que quer, não pode dar ouvido às críticas, e seguir em frente. Muitas pessoas têm se colocado à disposição, e Socorro pode criar um grupo de trabalho, fazendo serviços que para o município seria mais burocrático, e a Praça Dom Moura é um exemplo, pois tem seguido sua reforma quase que totalmente na base do voluntariado.

E quanto a Izaías, é domar mesmo seus ímpetos, colocar de frente aqueles que possam resolver questões simples como esta, e se resguardar, pensando a cidade na questão macro, podendo agora tomar medidas que impeçam situações como esta da última sexta-feira.

Mas ambos, sem diminuir um grama da vontade de impactar positivamente nossa gente em favor de Garanhuns. Pois têm a aprovação da opinião pública, e temos um grande momento para gerar mudanças necessárias em nosso Município. Cuidar das praças, embelezando Garanhuns e dar limites aos carros com som alto que na maioria das vezes tocam músicas de baixa qualidade, perturbando eventos e bairros residenciais, são dois bons motivos para se apoiar o casal, que deve entender seus limites. Pronto”.   

(http://blogdoronaldocesar.blogspot.com.br/2013/02/izaias-e-socorro-ha-limites-para.html).