sábado, 23 de fevereiro de 2013

Dinheiro liberado para Prefeituras será usado em obras estaduais


Essa é destaque no JC On-Line: 

“Embora a novidade tenha sido vendida como um “pacote de bondades” aos prefeitos, o aporte maior dos recursos – R$ 384 milhões – será gerido estritamente pelo governo do Estado. E em programas estaduais, como o Mãe Coruja e a Academia das Cidades. Isto é, ele chega no município já com um fim destinado. O secretário estadual de Planejamento e Gestão, Fred Amâncio, esclarece que o montante será colocado em projetos antigos, novos e outros que tiveram seus cronogramas adiantados, o caso das UPAs Especialidades.

Na prática, boa parte do recurso anunciado já estava na ordem do dia da previsão do governo estadual. “Alguns (programas) já existiam, mas a decisão de investir agora não havia sido tomada. No caso da Academia das Cidades (foto), existia um cronograma de universalização para os próximos anos. O que houve foi um adiantamento desse planejamento para começar as obras agora’, explicou Amâncio.

Com a política de desoneração, os prefeitos reclamam de diminuição do dinheiro em caixa. Os investimentos do Estado, nesse sentido, irão ajudar a movimentar a economia local, mas não garantirão grande diferença financeira aos cofres municipais. "Estamos fazendo um investimento direto no município. Só que não é ele quem vai executar, mas o Estado”, frisou Amâncio. O recurso foi alocado para áreas definidas como estratégicas: Saúde, Água e Enfrentamento à Seca, Educação, Infraestrutura e Urbanismo”.