sábado, 16 de fevereiro de 2013

Garanhuns oferece Cursos de Enfermagem e Segurança do Trabalho Gratuitamente


As oportunidades de profissionalização no Estado continuam a todo vapor. Prova disso é que na próxima segunda-feira, 18, começam as inscrições para 920 vagas em 18 cursos técnicos de nível médio, todos no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 

As vagas estão distribuídas por nove cidades pernambucanas: Araripina, Floresta, Petrolina, Serra Talhada, Caruaru, Garanhuns, Santa Cruz do Capibaribe, Recife e Paulista.

As aulas ocorrerão no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SE­NAI) ou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão Pernambuco). As matrículas poderão ser feitas até o dia 1º de março.

Os cursos gratuitos - com duração entre 18 e 24 meses - são destinados aos jovens e adultos que estejam cursando, em 2013, o 2º ou o 3º ano do Ensino Médio em rede pública, do Projeto Travessia ou bolsistas integrais da rede privada. Além disso, para os cursos de Administração, Design de Interiores, Logística e Guia de Turismo é preciso ter, no mínimo, 16 anos. Já para Enfermagem e Radiologia a idade mínima é de 18 anos. As aulas devem iniciar no mês de março.


As inscrições serão feitas em duas etapas e a seleção dos alunos se dará por ordem de inscrição. “O aluno deve ir a uma das 29 escolas presentes no edital, onde ele escolherá o curso e o centro de ensino e fará a pré-matrícula. Lá, ele recebe um encaminhamento para ir ao Senai, ao Senac ou ao IF para fazer a confirmação da inscrição e apresentar a documentação”, explicou o secretário de Educação de Pernambuco, Ricardo Dantas. 
 
Aqui em Garanhuns as vagas são para os cursos de Segurança do Trabalho, a ser ministrado pelo SENAI e Enfermagem, que será ministrado pelo SENAC. Os interessados em realizam a pré-matrícula e receber o encaminhamento para ir ao SENAI ou SENAC confirmar a matricula devem se dirigir a Escola Francisco Madeiros, o CERU, que fica localizada na rua Julião Cavalcanti, s/nº, no bairro Magano.

Em caso de sobra de vagas, novas matrículas serão realizadas entre os dias 4 e 8 de março. O edital está disponível no site www.educacao.pe.gov.br.