quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Câmara de Garanhuns fará Concurso Público



A Câmara de Vereadores de Garanhuns realizará um concurso púbico para provimento de diversos cargos. A informação é do presidente da Casa, o vereador Audálio Filho (PSDC). 

Segundo Audálio, a realização do certame vem atender as recomendações do Tribunal de Contas do Estado, que no ano passado constatou que apenas 8% dos servidores da Câmara são efetivos, contra 92% de cargos em comissão. Atualmente, o Poder Legislativo de Garanhuns possui apenas oito servidores efetivos, desses dois em processo de aposentadoria.
Em seu organograma funcional, a Casa Raimundo de Moraes possui autorização para nomeação de 130 cargos comissionados, todavia, apenas parte desse total, esta preenchido. 

“Realizando um antigo anseio e atendendo a recomendação do Tribunal de Contas, já constituímos uma comissão que está estudando o setor de Recursos Humanos e oferecerá uma proposta de projeto de adequação da Câmara. Uma certeza: teremos sim o Concurso Público, após a aprovação da Lei será feito o rito necessário para realizarmos. Cargos, quantidades, prazos, só mais adiante saberemos”, registrou o vereador Audálio Filho, em entrevista exclusiva ao Blog.

O fato é que nunca houve um concurso público na Câmara de Garanhuns. A expectativa é de que até o 2º semestre deste ano, o vereador Audálio Filho tenha em mãos o relatório final, para que possa tomar as medidas administrativas e lançar o edital do Concurso.  

OPINIÃO – A desproporção na distribuição de cargos na Câmara de Garanhuns e em praticamente todas as Câmaras Municipais do País é uma triste realidade. Com essa iniciativa, o vereador Audálio Filho vai promover o acesso ao cargo público da forma mais democrática possível e entrará para a história do Município como o primeiro Presidente a realizar um Concurso Público na Câmara de Garanhuns. Parabéns pela iniciativa e que seja breve a sua realização.