sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Duplicação da BR 423 terá inicio em Outubro



As obras de reestruturação e duplicação da BR 423 no trecho que liga os municípios de São Caetano a Garanhuns terá inicio em outubro deste ano. A informação foi repassada pelo secretário Estadual de Transportes, Isaltino Nascimento (foto), durante audiência pública realizada na manhã de hoje, na CODEAM.

Também participaram do Encontro, Prefeitos de vários municípios da Região, entre eles o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB) e a presidente da CODEAM, a prefeita de Jupi, Celina Brito (PDT), além de vereadores, empresários e membros da sociedade local.

A duplicação tem extensão total de 80,2km e investimento estimado de R$ 500 milhões sendo dividido em dois trechos (São Caetano a Lajedo/Lajedo a Garanhuns). O Edital para contratação de empresas interessadas na realização dos serviços será publicado no próximo mês de maio. As obras tem previsão de serem iniciadas em outubro e deverão ser concluídas num prazo de 36 meses, ou seja, em outubro de 2016.

Os serviços ainda preveem a construção de cinco viadutos, uma ponte, travessias urbanas, sinalização e iluminação. A pista já existente será restaurada. O projeto contempla as travessias urbanas e interseções dos municípios de São Caetano, Cachoeirinha, Lajedo, Jupi e Garanhuns, proporcionando maior fluxo de veículos e mais conforto e segurança na rodovia.

A obra foi anunciada em agosto de 2011, após a presidente Dilma Rousseff (PT) autorizar o Governo do Estado a publicar o edital de licitação para a contratação da empresa que elaborou o Projeto Executivo. As obras serão tocadas pelo Governo do Estado e tem 90% dos seus recursos oriundos do Governo Federal.

Ainda hoje, a partir das 15h, acontece no Millenium Sport Clube, em Lajedo, a segunda audiência pública sobre o tema. O objetivo do encontro realizado em Garanhuns e Lajedo é colher sugestões para aprimorar o Projeto Executivo, que custou cerca de R$ 6,5 milhões.