domingo, 10 de fevereiro de 2013

Rede de Atenção ao Idoso é criada em Garanhuns


Através de uma Audiência Pública na sede do Ministério Público em Garanhuns, foi criada a Rede de Atenção Integral ao Idoso. Entre os objetivos discutidos e firmados durante o Encontro, a Rede de Atenção propõe a criação de um banco de dados local, a formação de cuidadores de idosos e campanhas de sensibilização para a melhoria significativa na qualidade de vida dessas pessoas e do Município no geral.

Representando o Prefeito, a vice-prefeita Rosa Quidute (PT) salientou que “o nosso governo se preocupa em melhorar e estar junto da comunidade. Vamos cuidar das crianças, dos jovens, dos deficientes e também dos idosos”, disse.

O Conselho do Idoso do Município existe há oito anos. A entidade funciona na Casa dos Conselhos, na Rua Siqueira Campos, Centro da cidade. Mensalmente, o local registra uma média de 10 ocorrências. Em 2012, foram totalizadas 120 denúncias de maus tratos contra a pessoa idosa.

De acordo com a presidente do Conselho, Maria do Carmo Nunes, o trabalho é árduo e quanto mais pessoas se envolverem, melhor para o funcionamento. “Quase toda a violência contra o idoso é motivada por algum benefício que ele recebe. Os próprios parentes, algumas vezes, são os autores das agressões físicas ou psicológicas. O que dizemos para as pessoas que convivem e flagram tais situações é que denunciem e não tenham medo, pois nós queremos ajudar”, reforça Maria do Carmo.