segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

No Congresso, 43 líderes estão sob investigação


Boa parte dos parlamentares escolhidos para assumir as lideranças dos partidos na Câmara Federal e no Senado estão sob investigação no Supremo Tribunal Federal (STF). 

Atualmente, tramitam no STF 43 investigações envolvendo os líderes (14 inquéritos no Senado, 26 na Câmara e três ações penais). Dois deles são, atualmente, réus no Supremo: os deputados Anthony Garotinho (foto) (PR-RJ) e Jânio Natal (PRP-BA) respondem a ações penais. O levantamento foi feito pelo portal Congresso em Foco, baseado em informações disponíveis na página do STF na internet.

Segundo o levantamento, entre os líderes no Senado, o que possui maior número de inquéritos em andamento é Gim Argello (PTB-DF). Há quatro investigações envolvendo o petebista. No mais antigo deles, o líder do bloco PTB, PR e PSC responde por apropriação indébita, lavagem de dinheiro, peculato e corrupção passiva. Outro enrolado no STF é Alfredo Nascimento (PR-AM), ex-ministro dos Transportes. O republicano possui três inquéritos abertos, sendo o mais antigo sobre crimes de responsabilidade.

Também sofrem investigações no STF os senadores Acir Gurgacz (PDT-RO), investigado por crime da Lei de Licitações desde 2011. Eduardo Amorim (PSC-SE) possui dois inquéritos em andamento, sendo um deles, por improbidade administrativa. Até o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), também tem uma investigação em curso, por crime eleitoral. (Blog da Folha)