quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

CAPOEIRAS – Dudu é multado pelo Tribunal de Contas e Neide Reino muda secretariado


Edson Gangarra e Neide Reino/Foto: BlogCapoeiras.
Por ter comprometido 61,19% da Receita Corrente Líquida da Prefeitura com despesas de pessoal, o Município de Capoeiras teve sua gestão fiscal, pertinente ao 2º quadrimestre de 2012, julgada irregular pela Primeira Câmara do TCE. Pela prática dessa infração, o relator do processo, conselheiro Valdecir Pascoal, aplicou ao prefeito Luiz Claudino de Souza, o popular Dudu, uma multa no valor de R$ 14.400,00.

De acordo com o voto do relator, as justificativas apresentadas pelo gestor de que as despesas com pessoal da Prefeitura não puderam ser reduzidas por fatores externos como queda do PIB e aumento do salário mínimo não prosperaram. O Município em análise teve o prazo duplicado de enquadramento aos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas, mesmo assim, não efetuou o ajuste. Também não ficou evidenciada a adoção de medidas eficientes por parte do gestor para a redução das despesas com a folha de pagamento ao que estabelece a LRF que é  54% da RCL.

A Receita corrente Líquida municipal corresponde à soma de todos os impostos e repasses recebidos pelo Município num dado período.

Por essas razões, foi aplicada a multa e ficou determinado que a presente decisão fosse anexada a prestação de contas de Capoeiras do exercício de 2012. O valor da multa deverá ser pago após 15 dias do trânsito em julgado da decisão. Para efetuar o pagamento, o antigo Gestor poderá emitir boleto no site: www.tce.pe.gov.br.

NEIDE MUDA Já a atual Prefeita de Capoeiras, a socialista Neide Reino, resolveu mudar os titulares de duas pastas do seu Governo. Na saúde, saí José Claudio Ferreira, o Claudinho, e assume o Vereador e vice-presidente da Câmara de Capoeiras, Edson Almeida da Costa, o popular Edson Gangarra. 

A outra mudança no primeiro escalão do Governo de Capoeiras foi marcada pela saída da secretária de Finanças, Flávia Reino. O Controlador Geral do Município, Mário Rômulo Calado assumiu a gestão da Pasta. O cargo de Controlador está vago.

Informações do Blog Capoeiras registram que Claudinho continua no Governo e assumirá a direção do Laboratório Municipal, enquanto que Flávia Reino reassume as suas atividades na UFRPE, de onde havia se licenciado para assumir a gestão do setor financeiro do Governo Neide Reino.