terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Atuação dos Vereadores de Garanhuns vai além do Papel Constitucional


TRABALHO - Vereadora Luzia da Saúde e Bombeiros.
O vereador é responsável pela criação de leis. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal e do próprio Legislativo. Mas não é só isso. Um vereador atuante também tem a missão de mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. 

É o político mais próximo do povo e talvez por isso suas atribuições sejam mais amplas que a Constituição Federal determine.  Em Municípios do porte de Garanhuns e, sobretudo, nos de menor população, o Vereador é o amigo de todas as horas, seja para viabilizar o carro para levar um doente ao hospital; para pagar a conta de luz em atraso; comprar aquele remédio ou até mesmo conseguir o caixão para o sepultamento de mais um eleitor. 

Em alguns casos, os Vereadores assumem o papel do Prefeito e até realizam obras. A história de Garanhuns registra alguns exemplos: os quebra-molas construídos por Zaqueu Lins (PDT) ou a cobertura das caneletas da Cohab 1 viabilizadas por Sivaldo Albino (PPS). 

Na atual legislatura alguns exemplos mostram que os parlamentares de Garanhuns não se prendem ao seu papel constitucional. O presidente da Câmara, vereador Audálio Filho (PSDC) viabiliza a construção de cisternas em algumas localidades rurais. O vereador Alcindo Correia (PRB) bancou a festa de carnaval no distrito de São Pedro; Gil PM (PRB) vai às rádios junto com os cidadãos buscando resolver problemas e a vereadora Luzia Cordeiro, a Luzia da Saúde (PSB) aciona os Bombeiros para evitar um acidente no seu principal reduto eleitoral: Manoel Chéu. É que uma árvore foi incendiada por vândalos no pátio da Escola Silvino Almeida e corria o risco de desabar sobre o Educandário Municipal.

Seja criando leis, praticando o assistencialismo ou resolvendo os problemas da Cidade, o importante é que tenhamos Vereadores compromissados, apenas, com aqueles que representam: o povo. 

REUNIÃO – E logo mais às 10h, na sede da Câmara de Garanhuns, acontece a 2ª Reunião Ordinária do ano. É uma boa oportunidade para que o cidadão possa conferir de perto como está a atuação dos parlamentares de Garanhuns em seu real habitat: o plenário. O evento é aberto ao Público.