quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Prefeituras contratam servidores sem Concurso Público


Informações dão conta que as Prefeituras de Garanhuns, São João, Brejão, Caetés e Palmeirina, entre outras, vêm realizando contratações temporárias de servidores. É que nestes e em muitos outros municípios do Agreste Meridional, o número de servidores efetivos não é suficiente para atender aos mais diversos órgãos Municipais. 

Em Garanhuns, o número de professores efetivos é insuficiente para atender a demanda nas escolas e professores estagiários foram contratados. A secretária de Educação, Janecélia Marins já anunciou a intensão da Prefeitura em realizar Concurso. “Nós vamos complementar o nosso quadro funcional de professores com estagiários, mas posteriormente, no decorrer da gestão do Prefeito Izaías Régis, nós teremos concurso público efetivamente”, registrou a Secretária, em entrevista as rádios Jornal e 7 FM. 
 
É importante, porém, que os Prefeitos atentem para as ações realizadas por seus antecessores, que em alguns municípios chegaram a abrir Concurso Público para oferecimento de vagas em diversas funções. Os municípios de São João, Brejão, Caetés e Palmeirina, por exemplo, abriram processo seletivo nos últimos meses de 2012. Os certames seriam realizados pelo Consórcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional de Pernambuco (COMANAS), órgão ligado a Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (CODEAM) e foram suspensos após expedição de medidas cautelares do Tribunal de Contas do Estado (TCE), tendo como base a Lei de Responsabilidade Fiscal, que impede a contratação de pessoal nos últimos seis meses do mandato dos Prefeitos. 

Recentemente, o TCE revogou uma Medida Cautelar expedida pelo próprio Órgão, que determinava a suspensão de um concurso público na Prefeitura de Itacuruba para a área de saúde. A expectativa de centenas de cidadãos que se inscreveram nos concursos de São João, Brejão e Palmeirina, muitos inclusive, que pagaram as inscrições (valores entre R$ 25 e R$ 100) é que o Tribunal de Contas também possa revogar as medidas cautelares nestes Municípios e liberar os Prefeitos para que realizem os Concursos.  

Mas os candidatos às vagas nestes e em outros Municípios tem meios legais para acelerar esse Processo. Órgãos como o Tribunal de Contas e o Ministério Público oferecem instrumentos em que os cidadãos podem encaminhar solicitações e receber respostas concretas sobre a realização ou não destes processos seletivos. 

O Tribunal de Contas oferece o telefone: 0800 081 1027 (a ligação é gratuita). Também é possível encaminhar e-mail para o seguinte endereço: ouvidoria@tce.pe.gov.br ou mesmo preencher uma ficha solicitando tais informações, através do caminho: http://www.tce.pe.gov.br/internet/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=247. Estes canais de comunicação poderão ser consultados, inclusive, por cidadãos que não desejam se identificar, visando evitar represálias. 

Já o Ministério Público de Pernambuco também oferece o serviço e poderá encaminhar solicitação ao Tribunal de Contas visando acelerar o atendimento da solicitação. O endereço para demandas junto ao órgão de defesa do cidadão é o seguinte: http://www.mp.pe.gov.br/ouvidoria_cidadao/cidadao/manifestacaoCidadaoCadastro3NEW.do?idOuvidoria=7