sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Audiência Pública marca o inicio da Duplicação da BR 423


Logo mais às 9h, aqui em Garanhuns, no auditório da CODEAM, o secretário Estadual de Transportes, Isaltino Nascimento, abre a primeira audiência pública do dia para discutir a contratação de empresas que executarão as obras de Duplicação da BR 423. A segunda reunião acontece às 15h, no Millenium Sport Clube, em Lajedo. O objetivo do encontro é colher sugestões para aprimorar o Projeto Executivo, que custou cerca de R$ 6,5 milhões e já foi concluído.

Com já foi amplamente propagado, o trecho a ser duplicado começa no entroncamento com a BR-232, em São Caetano, e segue até o entroncamento com a BR-424, em Garanhuns.

A duplicação tem extensão total de 80,2km e investimento estimado de R$ 500 milhões sendo dividido em dois trechos (São Caetano a Lajedo/Lajedo a Garanhuns). O Edital para contratação de empresas interessadas na realização dos serviços será publicado no próximo mês de maio. As obras tem previsão de serem iniciadas em outubro e deverão ser concluídas num prazo de 36 meses, ou seja, em outubro de 2016.

Os serviços ainda preveem a construção de cinco viadutos, uma ponte, travessias urbanas, sinalização e iluminação. A pista já existente será restaurada. O projeto contempla as travessias urbanas e interseções dos municípios de São Caetano, Cachoeirinha, Lajedo, Jupi e Garanhuns, proporcionando maior fluxo de veículos e mais conforto e segurança na rodovia.

A obra foi anunciada em agosto de 2011, após a presidente Dilma Rousseff (PT) autorizar o Governo do Estado a publicar o edital de licitação para a contratação da empresa que elaborou o Projeto Executivo. As obras serão tocadas pelo Governo do Estado e tem 90% dos seus recursos oriundos do Governo Federal.

DILMA - A presidenta Dilma Rousseff machucou o dedão do pé direito e cancelou a visita que faria a Pernambuco nesta segunda (18), ocasião em que deveria anunciar o início das obras da Duplicação da BR 423. A Agenda ficou para uma próxima oportunidade. É bom lembrar que o trecho a ser duplicado é o mais importante acesso ao Agreste Meridional e também auxilia no escoamento da produção da bacia leiteira do Estado.