segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Mesmo sem chuvas, Compesa descarta Racionamento em Garanhuns


Vários municípios do Agreste Meridional vêm tendo problemas com o abastecimento d´água. Seja pela forte estiagem e por falta de maiores investimentos nos sistemas de captação, em cidades como Terezinha, Saloá, Caetés e Capoeiras, o risco de desabastecimento é eminente, como já acontece com Águas Belas. 

Aqui em Garanhuns a situação é confortável. É que mesmo com as poucas chuvas, os níveis das barragens são satisfatórios e segundo a Compesa, ainda que as chuvas continuem escassas, os reservatórios têm condições de abastecer a Cidade pelos próximos 12 meses. “Não temos previsão para racionamento. Mesmo que não chova esse ano, a Compesa tem condições fornecer água todos os dias para Garanhuns”, registrou o Gerente Regional da Compesa, Gilvandro Tito, em entrevista ao repórter Luciano André, da Marano FM.

Ainda segundo a Compesa, as três barragens que abastecem Garanhuns estão com seus níveis acima de 90%, haja vista que Inhumas esta com 95% de sua capacidade máxima; Mundaú, com 90¨% e Cajueiro, que acumula mais de 14 milhões de metros cúbicos d´água, apresenta 95% da sua capacidade total. 

A situação de Garanhuns é tão privilegiada que o município de Águas Belas, localizado a 100Km de distância, vem sendo abastecido, através de carros-pipa, com a água da Cidade das Flores. 

ECONOMIZAR É PRECISO – Mesmo com a situação privilegiada em relação as demais cidades da Região é importante que a população de Garanhuns evite o desperdício.  “É importante economizar água, evitando lavar calçadas diariamente por exemplo, para que esse bem não falte no futuro como vem acontecendo em outros Municípios”, alerta Gilvandro Tito.