segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Promotoria busca regularizar transporte de pacientes em Lagoa do Ouro


A promotora de Justiça Elisa Cardore emitiu um alerta, através de uma recomendação, ao prefeito e à secretária de Saúde de Lagoa do Ouro sobre o sistema de transporte público para atendimento a pacientes do Município. 

A representante do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) indica que a prefeitura deve oferecer veículos adequados para transportar quem precisa de consulta e tratamento médico e hospitalar em outras localidades. Essa medida surgiu após a Promotoria receber denúncias de pacientes que fazem hemodiálise em Garanhuns, informado que o transporte estaria atrasando, prejudicando o tratamento.

Entre as recomendações da promotora está a priorização no transporte aos pacientes e seus acompanhantes, principalmente aos que se submetem a hemodiálise, e cumprimento dos horários de saída e volta para a cidade. Outra indicação do documento proíbe que os veículos levem pessoas que não fazem tratamento de saúde, evitando caronas e o transporte de mercadorias.

Para que os veículos não sejam usados como transporte de materiais ou sirvam para carona, a representante do MPPE solicitou que o município promova fiscalizações. Foi estabelecido prazo de 15 dias aos gestores para que informem à Promotoria de Justiça todas as iniciativas tomadas em prol do cumprimento da recomendação. Caso contrário, serão aplicadas as medidas necessária à sua implementação.