quinta-feira, 17 de julho de 2014

Garanhuns já respira o 24º Festival de Inverno


O Festival de Inverno de Garanhuns começa hoje com alguns medalhões de sempre e algumas novidades. Nesta quinta-feira, dia 17, por exemplo, antes de Alessandra Leão e da estelar Vanessa da Mata, o público da praça Mestre Dominguinhos poderá assistir à apresentação da portuguesa Carminho. Uma das estrelas do filme de Carlos Saura sobre o ritmo, Maria do Carmo de Carvalho Rebelo de Andrade é umas das estrelas que colocam o fado na linha contemporânea da música portuguesa.

Os nomes de maior apelo de público dessa edição são Fabio Júnior, Nação Zumbi, Alceu Valença, Elba Ramalho, Vanessa da Mata e Titãs. Mas nem só de música, naturalmente, vive o FIG. São mais de 300 apresentações, divididas em 17 polos de música, cinema, literatura, circo e outras linguagens. Entre os dias 23 e 24, por exemplo, há uma mostra de cinema com áudio descrição para cegos no Cine Eldorado.

O investimento do Governo do Estado no evento é de R$ 9,5 milhões. Já a Prefeitura estima investir cerca de R$ 2 milhões no FIG. A expectativa é que meio milhão de pessoas circulem pela cidade durante os dez dias do evento.

Amanhã, o palco principal do Evento, recebe show em homenagem a Dominguinhos. O concerto conta com a filha do compositor, Liv Moraes, Mariana Aydar, Guadalupe, Sandro, Nádia Maia e Elba Ramalho comandam a noite. Mariana Aydar, por sinal, é co-diretora, ao lado de Joaquim Castro, do delicado e bem conduzido documentário Dominguinhos, em cartaz no Cine São Luís, em Recife.

No sábado, a partir das 10h, tem início às funções do Palco Cultura Popular, montado na Avenida Santo Antônio, no Centro de Garanhuns. Às 17h, por exemplo, tem o Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu (16h) e Selma do Coco (17h). Ainda neste sábado, têm inicio as atividades do Palco Pop, no Parque Euclides Dourado. A partir das 19h, tem Romero Ferro, Aninha Martins e Tibério Azul. Mas o grande destaque da noite é mesmo o de Filipe Catto, que faz seu primeiro show em Pernambuco. Aos 25 anos, o gaúcho de timbre alto, contratenor frequentemente comparado ao antigo líder do Secos & Molhados Ney Matogrosso, é hoje o principal nome de uma certa androginia musical que está de volta ao País, a dualidade que foi símbolo da virada dos 70 para os 80. 

Também no sábado, começam as atividades do Palco Instrumental, no Parque Rubem Van der Le Linder. Às 20h, o grande destaque dessa noite: Naná Vasconcelos e Luiz Coimbra fazem um show juntos.


No palco Mestre Dominguinhos (antigo Guadalajara), a partir das 22h10mim, tem Rogério e os Cabra. Em seguida, num show coletivo, três dos maiores expoentes da música contemporânea de PE: Juliano Holanda, Zé Manoel e a cantora Isadora Melo. Em seguida, Marcelo Jeneci e, depois, Céu, reeditando o show Catch a Fire, com repertório de Bob Marley. Zé Ramalho fecha a programação. No domingão, a Guadalajara recebe um grande extrato da música romântica popular brasileira: Adilson Ramos, Angela Maria e, para animar salão, Renato e Seus Bluecaps.