domingo, 27 de julho de 2014

OPINIÃO: O Legado do 24º Festival de Inverno de Garanhuns


Ultimamente a palavra legado vem sendo muito repetida, sobretudo por conta da Copa do Mundo disputada aqui no Brasil. Irei usar novamente o termo legado para avaliar essa edição do Festival de Inverno de Garanhuns.  

Acredito que não foi o público recorde da sexta-feira, dia 25; o bom nível da grade artística; a lotação dos nossos hotéis ou incremento em nossa economia os pontos altos deste FIG, até porque todos esses itens já foram registrados nesses 24 anos de Evento. Considero o respeito e, principalmente, o reconhecimento a uma das figuras que mais ajudaram a construir a Garanhuns que amamos, o ponto alto deste Festival.

Ivo Amaral e parte da Família - Ao fundo a sua linha do tempo
A homenagem a Ivo Amaral foi para mim o ápice deste Evento. Desde o anuncio do então Governador Eduardo Campos na inauguração da UPAE, até a significativa exposição promovida pelo SESC, tudo foi especial. Confesso ter me emocionado ao contemplar a coletânea sobre a vida de ‘Seu Ivo’ e mais ainda por vê-lo no Circo sendo aplaudido por crianças que talvez nem saibam quem é Ele e o que significa para Garanhuns e para este magnífico Evento. Bem sei que os méritos não são exclusivos dele: Marcilio Reinaux; o governador Joaquim Francisco e tantos outros criaram e consolidaram esse Festival, mas a homenagem, em vida, para Ivo Tinô do Amaral foi, sem dúvidas, o grande legado deste momento, mostrando que as pessoas, os vultos, os heróis devem ter suas ações valorizadas em vida e não após nos deixarem. 

Viva Ivo Amaral...viva o Festival de Inverno de Garanhuns!.