Essa é destaque no
Blog de Magno Martins:
“Na corrida para o Senado, o deputado João Paulo (PT), da coligação de
oposição, aparece na liderança com 35,1% das intenções de voto, seguido do
candidato da Frente Popular, o ex-ministro Fernando Bezerra (PSB), que tem
14,6%. Diferentemente de Armando, que lidera em todas as regiões do Estado,
João Paulo leva desvantagem para o adversário no Sertão do São Francisco e no
Alto Sertão.
No São Francisco, Fernando aparece com 54,5% contra 10,4% e no Alto Sertão tem
26,5% contra 16,8%.
Já nas demais regiões do Estado, João Paulo leva nítida
vantagem. Na Região Metropolitana do Recife, por exemplo, desponta com 48,4%
contra 9,5% de Fernando. Na Zona da Mata, o placar é de 37,6% contra 9,1%.
E no Agreste, João tem 26,2% contra 10,1% de Fernando. Na
estratificação, os maiores percentuais do petista estão entre os eleitores com
grau de instrução da 5ª a 8ª séries (39,5%), entre os eleitores na faixa etária
acima de 60 anos (38,8%) e entre os eleitores com renda familiar entre três e
cinco salários (37,5%).
Os menores indicadores de votos de João estão entre os
eleitores com grau de instrução até a 4ª série (26%), entre os eleitores com
renda familiar até um salário mínimo (31%) e entre os eleitores na faixa etária
entre 45 e 59 anos (32,9%). Por sexo, o petista tem a preferência de 37,3% dos
eleitores masculinos e 33,2% dos eleitores femininos.
Já o candidato do PSB, Fernando Bezerra Coelho, tem seus
melhores percentuais entre os eleitores jovens, na faixa etária entre 16 a 24
anos (20,6%), entre os eleitores com grau de instrução superior (18,1%) e entre
os eleitores com renda familiar entre três e cinco salários (17,1%).
Os menores indicadores estão entre os eleitores na faixa
etária entre 25 e 34 anos (11,9%), entre os eleitores com renda familiar até um
salário mínimo (12,3%) e entre os eleitores com grau de instrução entre a 5ª e
a 8ª séries (12,1%). Por sexo, Fernando tem a preferência do eleitor masculino
– 18,4% contra 11,2% do feminino.
METODOLOGIA - A modalidade adotada é a técnica de Survey, que
consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma
amostra representativa do universo de investigação. Foram aplicados dois mil
questionários em 80 municípios do Estado distribuídos nas regiões do Agreste,
Zona da Mata, Região Metropolitana, São Francisco e Sertão”.