segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

UMA NOVA GARANHUNS COMEÇA A SURGIR


Garanhuns vive um novo momento!. Essa foi a sensação que tive ao verificar “in loco” a CIELA - Célula Industrial Empresarial Logística Ampliada – localizada no bairro Dom Hélder Câmara, a Cohab 3. Numa visita a área de 17 hectares, que até o inicio de 2017 pelo menos 12 empresas estarão instaladas, gerando mais de 500 empregos, me enchi de expectativa quanto ao futuro da nossa Cidade, pois vislumbro uma ação de desenvolvimento, não apenas do Prefeito Izaías; do competente secretário Geandré; dos Vereadores; mas acima de tudo dos Empresários, muitos deles já radicados em Garanhuns e que buscam crescer junto com a Cidade.


Serão empresas de vários segmentos: construção civil, alimentos, manufatura de bicicletas, fabricação de móveis, serviços, cosméticos, fardamento, mineração, comércio e metalúrgica, entre outros.

Além do terreno, a Prefeitura se compromete com a infraestrutura dos acessos e a viabilidade dos serviços de fornecimento de água e energia elétrica. Também é garantida pelo Governo do Município a concessão de incentivos fiscais, tanto para as empresas que vierem se instalar, quanto para as já instaladas na Cidade que optarem por se transferir ou abrir uma nova sede em outra área dentro do Município, a exemplo da CIELA.

Já as Empresas garantem, através de uma Carta de Intenções, que posteriormente subsidia uma Lei Municipal, que as vagas de emprego geradas sejam ocupadas por garanhuenses, sobretudo os moradores das imediações, o que certamente vai movimentar a economia a médio e longo prazo, pois é grande a perspectiva de crescimento.

Outro aspecto que considero importante é a participação da Prefeitura na seleção dos candidatos aos postos de trabalho gerados. Com isso fica praticamente garantida a inserção de 70% dos Munícipes nas oportunidades de emprego que serão criadas, já que algumas funções precisam de um trabalho qualificado num primeiro momento.


Mas outros fatores também me animaram quanto aos rumos de Garanhuns. Na visita as áreas, atendendo a convite do secretário Geandré Nogueira (foto acima), pude conhecer o empreendimento da Viana & Moura (empresa de Construção Civil), que praticamente esta interligando os bairros da Cohab 3 e Brahma com a construção de Unidades Habitacionais. Também foi possível visualizar a área por onde se planeja que as obras da duplicação da BR 423 passem, assim como conhecer alguns detalhes do projeto de implantação do Distrito Industrial, numa área de 90 hectares, localizada nas imediações do Sítio Papa Terra, próximo do local onde a nova rodovia será aberta. Confesso ter ficado entusiasmado.



É claro que toda essa perspectiva de crescimento não apaga outros problemas vividos na Cidade: a precariedade nos serviços de saúde; a falta de maiores investimentos na educação, agricultura, turismo, cultura, esportes e no social, além de alternativas para a mobilidade urbana, entre outros entraves, até comuns em cidades do porte de Garanhuns. Todavia não há como negar que independente da política; dos políticos e suas falcatruas; das dificuldades na economia nacional e do perfil dos nossos gestores, Garanhuns, a minha Cidade, a terra das minhas filhas, vive um novo momento. E como é bom dizer que uma Nova Garanhuns começa a surgir, pois para mim e acredito para a maioria, o quanto melhor... Melhor!. (Artigo do Jornalista Carlos Eugênio que assina este Blog)