terça-feira, 9 de dezembro de 2014

GARANHUNS: Prefeitura amplia Unidades Básicas de Saúde


Para ampliar os serviços públicos de saúde, melhorar as condições de trabalho dos profissionais e, consequentemente, o atendimento de saúde à população, nove Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), de Garanhuns, estão em ampliação. As unidades em obras são as unidades: Bela Vista, Brasília, Aluísio Pinto, Miracica I, Miracica II, Sítio Jardim, Vila do Quartel, Heliópolis e Manoel Cheú. Além das ampliações nas unidades, três UBS’s estão sendo construídas, e devem ser entregues à população em 2015.

A médica que atende na UBS Vila do Quartel, Nina Lira, fala que a ampliação trará o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) à unidade. “Será uma melhoria muito grande para os pacientes que são atendidos aqui, pois além dos serviços que já possui, a implantação do núcleo acrescentará os serviços de fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia”, destaca. Ainda segundo a profissional, atendimentos das especialidades citadas, sendo realizados na unidade, haverá uma melhora de 60% na realização desses serviços, pois não necessitará mais de encaminhamentos.

De acordo com informações da Prefeitura, o Município possui 35 Unidades Básicas de Saúde, que já atendem, em média, cem pessoas por dia, cada. “As ampliações nessas unidades representam nossa busca pela melhoria na saúde, tanto para os profissionais, e principalmente, para a população de Garanhuns”, afirmou o secretário de Saúde, Arlindo Ramalho.