sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Orquestra Criança Cidadã se apresentará em Garanhuns


O plano era de formar cidadãos. Transformá-los em músicos seria mera consequência. Hoje, os integrantes da Orquestra Criança Cidadã, composta por crianças e adolescentes da comunidade do Coque, são as duas coisas: indivíduos inseridos na sociedade e instrumentistas que recebem aplausos por onde passam e conquistam novos horizontes. Hoje, na Igreja da Madre de Deus, no Bairro do Recife, os jovens músicos abrem a Turnê Brasil. O concerto começa às 19h.

O projeto foi viabilizado pelo BNDES, que começa no Recife e segue, a partir de fevereiro, para Garanhuns, Gravatá, Caruaru, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. A turnê vai contar com a participação especial do Maestro Spok em algumas das cidades. O encerramento deve acontecer em julho, também no Recife.

O projeto nacional é apenas um das novidades que a orquestra tem para 2015. A gravação de um CD e de um DVD e o retorno ao Vaticano - a pedido do próprio Papa Francisco, que ficou encantado com a apresentação do grupo em outubro - está entre as boas novas.

“Temos atualmente 170 integrantes. Vamos fazer um rodízio para que todos possam participar dessa turnê”, ressalta o maestro Nilson Galvão. Na semana que vem, a Orquestra Criança Cidadã faz um concerto conjunto com os alunos do novo núcleo de Ipojuca. (Com informações do JC)