sábado, 27 de dezembro de 2014

Conta de Luz ficará mais cara em Janeiro


A conta de luz vai ficar mais 8,55% mais cara aqui em Pernambuco nesse mês de janeiro quando entra em vigor o sistema de bandeiras tarifárias. Pelo novo sistema, o preço da energia poderá ser alterado mensalmente, ao contrário do que sempre houve no setor, com a mudança no valor da tarifa em Pernambuco restrita ao mês de abril, ou seja, apenas uma vez por ano.

Ontem, dia 26, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu que será adotada a "bandeira vermelha" em todo o País, no próximo mês. Para o consumidor residencial, isso vai resultar num acréscimo de R$ 3 a cada 100 quilowatts­hora (kWh). Como a tarifa é diferente em cada Estado, em Pernambuco cada 100 quilowatts­hora ficarão 8,55% mais caros. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o consumo médio de uma família no Brasil é de 163 kWh. Todos os consumidores de energia terão essa alta, incluindo o público de baixa renda, que tem a conta subsidiada pelos demais clientes.

A bandeira vermelha é adotada quando o custo de geração da energia fica mais caro. No caso de janeiro, o que pesou foi o acionamento das térmicas para poupar água nos reservatórios das principais hidrelétricas do País. Segundo a Aneel, a cobrança será proporcional ao dia de fechamento da fatura de cada cliente. Por exemplo, será cobrada a bandeira tarifária apenas sobre dez dias de janeiro para contas de luz com fechamento no dia 10. Os 20 dias restantes são referentes ao mês anterior e em janeiro virão sem o acréscimo.

Todo final de mês a Aneel definirá a bandeira do mês seguinte, uma sinalização dos custos das distribuidoras com a compra de energia. A vermelha é o máximo, a amarela um custo acima do normal e a verde significa não haver alterações de preço. O sistema já deveria estar em vigor este ano, mas foi empurrado para 2015 devido às eleições presidenciais, já que o aumento na conta de luz é impopular.


Especialistas acreditam que o sistema de bandeiras vai se comportar em 2015 como deveria ter ocorrido este ano. Se o sistema estivesse em vigor, os pernambucanos teriam bandeira vermelha desde fevereiro até este mês, com bandeira amarela só em janeiro, o que ainda assim resultaria em alta na conta de luz (veja o quadro ao lado). A Celpe terá que informar todo mês, na fatura, a bandeira aplicada no cálculo da tarifa. O consumidor também pode checar a informação clicando AQUI.

Para definir as bandeiras, a Aneel considera o Custo Marginal de Operação (CMO) e o Encargo de Serviço de Sistema por Segurança Energética (ESS) dos quatro subsistemas do País: Norte, Nordeste, Sudeste/Centro­Oeste e Sul. O CMO contabiliza desde os custos mais altos da geração térmica a uma previsão de alta no consumo de energia, em razão de um aumento da temperatura. O ESS é uma cobrança federal para bancar, por exemplo, uma térmica de custo muito alto para produzir energia em determinado período. (Com informações e arte do Jornal do Commercio, edição de 27/12/2014)